Diabetes insipidus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DIABETES INSIPIDUS.

O diabetes insipidus é uma forma de diabetes mais rara e que nada tem a ver com falta de insulina ou aumento da glicose no sangue.
Apesar de terem nomes similares, diabetesinsipidus não está relacionada a diabetes mellitus (também conhecida como diabetes doce). Algumas pessoas com diabetes insipidus têm rins que não absorvem a urina muito bem (o que significa que suaurina é mais diluída) Urinam freqüentemente. Podem levantar-se 2 ou 3 vezes durante a noite para urinar. Estas pessoas têm bastante sede e bebem muita água.
O eixo hipotálamo/hipófise, duas glândulasdo nosso sistema nervoso central, produzem um hormônio chamado vasopressina ou hormônio anti-diurético (ADH, sigla em inglês). Este hormônio é liberado na corrente sanguínea e age principalmente nostúbulos renais, impedindo que os rins percam água através da urina.

O hormônio antidiurético é produzido normalmente no hipotálamo do cérebro e liberado pela neuro-hipófise. Ele controla o modo comoos rins removem, filtram e reabsorvem fluidos dentro da corrente sanguínea. Quando ocorre a falta desse hormônio (ou quando os rins não podem responder ao hormônio) os fluidos passam pelos rins e seperdem por meio da micção. Assim, uma pessoa com diabetes insípido precisa ingerir grande quantidade de água em resposta à sede extrema para compensar a perda de água.

As causas são: O hipotálamo(parte do cérebro) de algumas pessoas não produz hormônio antidiurético suficiente (ADH). O corpo necessita deste hormônio para funcionar apropriadamente. Outras pessoas com diabetes insipidus têm estehormônio mas os rins não funcionam bem em conjunto com ele. A maioria das pessoas com diabetes insipidus já sofreram alguma lesão na cabeça ou desenvolveram a doença depois de uma cirurgia no cérebro.Outras têm tumores cerebrais. O problema pode ser também hereditário. Alguns medicamentos, como o lítio, podem causar a doença. Em 25% dos casos, os médicos não conseguem encontrar uma causa...
tracking img