Diabetes Melittus e Insipidus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1.INTRODUÇÃO

Hoje sabemos que a patologia crônica mais democrática que acomete a população mundial é o diabetes mellitus (DM), pois ocorre em todas as classes sociais, raças e em ambos os sexos, indistintamente. Como se isso não bastasse, o DM está entre as doenças mais impactantes e fragilizantes em termos de quantidade e principalmente da qualidade de vida, pois é líder mundial como causasde cegueira, diálise, amputação não traumática de membros inferiores e problemas nos nervos periféricos como dores severas e úlceras nos pés (neuropatia diabética).
A prevalência de DM no mundo vem aumentando em proporções assustadoras. Nos próximos 20 anos, estima-se um aumento de 54% na prevalência de DM entre adultos no mundo (de 284 milhões em 2010 para 438 milhões em 2030), segundo dadosoficiais da Federação Internacional de Diabetes (IDF, sigla em inglês). Esse aumento está bem acima do crescimento esperado para a população mundial de adultos (entre 20 e 79 anos) nos próximos 20 anos: de 4,3 bilhões para 5,6 bilhões, ou seja, um aumento de 25%.
A perspectiva para a América Latina é bem pior do que para a média mundial, pois o aumento será assustador, cerca de 65%, saltando de18 milhões de adultos com DM em 2010 para 29,6 milhões em 2030. Ora, o Brasil representa em torno de 70% desses atuais 18 milhões (ou aproximadamente 12 milhões de indivíduos diabéticos) e dados recentes mostram que, de 1996 a 2007, houve um crescimento de 10% na mortalidade por DM em nosso meio, enquanto a mortalidade cardiovascular diminuiu gradativamente 26%.
Já em relação aos gastos com DM naAmérica Latina, a situação não é menos crítica: estima-se que haverá um aumento de 60% nos próximos 20 anos, passando dos atuais U$ 8,1 bilhões/ano para U$ 13 bilhões/ano em 2030 (dados da IDF – 2010). Os custos em longo prazo do tratamento do DM e de suas complicações (infarto, derrame, cegueira, diálise, amputação e neuropatia) bem como o impacto negativo na produtividade laboral (absenteísmoe aposentadoria precoce), exercem efeitos devastadores na situação econômica dos indivíduos, das famílias e das sociedades em geral.






















HISTÓRICO E CUIDADOS AOS CLIENTES COM DIABETES

2.O QUE É O DIABETES?

O Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela hiperglicemia resultante de defeitos na secreção de insulina, da ação de insulina ou de ambos.Diversos processos patológicos estão associados ao desenvolvimento do diabetes e os clientes geralmente possuem deficiência referente à secreção de insulina, assim como defeitos na ação da insulina, resultando na hiperglicemia. Atualmente, reconhece-se que diversos mecanismos patológicos estão envolvidos por doenças diferentes.
Já o Diabetes Insipidus é um problema endócrino pouco frequente queaparece devido a um déficit de hormônios antidiuréticos. A condição clínica é decorrente da secreção diminuída do hormônio antidiurético (ADH) pela neuro-hipófise ou de resistência periférica (renal) a esse hormônio. Existe ainda, o Diabetes Insípidos Central ou Neurogênico; Diabetes Insípidos Gestacional; Diabetes Insípidos Nefrogênico e o Diabetes Insípidos Psicogênico. Que tem comoprincipais sinais a poliúria, polidipsia e astenia.

3.ANATOMIA DO PÂNCREAS

O pâncreas é uma glândula longa com 15-25 cm, com peso entre 70 a 150 g que se localiza no abdômen. Sendo uma das glândulas retroperitoneais, ele é localizado posteriormente ao estômago e está em associação próxima ao duodeno. No órgão reconhecem-se três partes: uma extremidade direita, dilatada, a cabeça, emoldurada peloduodeno; um corpo, disposto transversalmente; e uma cauda, extremidade esquerda, afilada, que continua diretamente e o corpo e se situa próximo ao baço. O pâncreas é uma glândula exócrina e endócrina. A secreção endócrina é a insulina e a exócrina o suco pancreático. O pâncreas é suprido arterialmente pelas artérias pancreaticoduodenais, a artéria mesentérica superior que origina as artérias...
tracking img