Desporto x esporte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 1 (250 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESPORTO X ESPORTE




Ao decorrer do tempo podemos perceber que o termo “desporto” tratado no texto, teve inicialmente um significado muito próximo ao queconhecemos hoje como esporte.
Somente na Inglaterra que o desporto foi reiterado de modificações como a tão conhecida competitividade e definido como “Sport”, eposteriormente definido como “esporte” pelos portugueses.
Mais profundamente analisando o texto, notamos que o diferencial entre o esporte e o desporto está naprática e no respeito pela prática. Forma de respeito esta, que fica evidenciada na realização das primeiras olimpíadas da era moderna, onde respeito às regras edesporto tinham o mesmo significado (Pierre de Coubertin).
Segundo Norbert Elias (1992) o esporte serviria como um instrumento para aliviar as tensões e controlar asemoções de uma sociedade capitalista e relacionada diretamente com a industrialização.
Günter Lünchen e Kurt Weis (1976) definiam o desporto como ação social quedesenvolvia o prazer, a competitividade e as habilidades de cada praticante.
Ao decorrer das gerações e com o modernismo do esporte, este mesmo passou a ser vistode várias formas, principalmente como solução para as lástimas da sociedade; aproximando-se do significado de desporto tratado no início do texto.
Então podemosmencionar que tanto esporte quanto o desporto, sem suas definidas teorias, ficam a mercê das análises de seus entendedores modernos, assim como aqueles que sempretentaram (antigamente) inová-los. A proximidade e o desenvolvimento entre um e o outro sempre estará evidente geração após geração, e defini-los não é nada fácil.
tracking img