Sociologia da vida quotidiana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

No âmbito da cadeira de Sociologia do Trabalho o relatório que se irá desenvolver refere-se á Visita de Estudo, no dia 7 de Dezembro de 2011, na Empresa SMAS de Oeiras e Amadora.

Para fazer uma abordagem mais específica ao trabalho, foi elaborado um plano de observação análise e diagnóstico da empresa, de modo a organizar e esquematizar os pontos fortes que quero trabalhar.
Noque respeita às ligações entre a sociedade e a economia é necessário reflectir sobre a representação da empresa como parte da sociedade, tanto a nível nacional como local.
Na verdade, ao restabelecer a empresa no teor do território nacional e local é uma perspectiva de análise que não é novidade, porém retorna com maior força, quando as circunstâncias de industrialização descentralizada,não-fordista e flexível, se desenvolvem.
No decorrer do relatório irá ser abordado temas como a História da Empresa: a sua Origem, Actividade principal e Localização; Estatuto e Situação Económica: saber quem assegura a Direcção e a que título; A Inserção no Meio Circundante: que características eco-sociológicas estão presentes na sua localização e que importância detém a empresa para o meiosocioeconómico vizinho; Organização da Empresa: perceber a organização formal presente e que tipos de horários existem e formas de gestão do tempo; Organização da Produção: os sistemas de controlo das execuções tanto de qualidade como quantidade e por fim na dimensão dos Trabalhadores construir um modelo com as suas características (idade, sexo, habilitações, origem) e perceber se existem regalias oferecidaspela empresa.

Plano de Observação

O trabalho enquanto objecto de estudo oferece um enorme campo de análise, distribuído por problemáticas tão variadas como o “mercado de trabalho”, a “organização das tarefas”, a “qualificação” e as “competências” dos trabalhadores, os “desempregados”, a “entrada no emprego”, as “formas de desemprego”, a “ocupação dos tempos livres”, etc. Portanto, como Crozier(1991) e Grint (2001) anunciam, a “ausência”do trabalho priva a sua centralidade.
O que é proposto é o facto de se partir de uma explicação do objecto, para depois se argumentar qual a origem analítica e a capacidade dos resultados obtidos, para tal realizou-se a observação participante na Sede dos SMAS em Oeiras, Laboratórios de Análises e Reservatórios de Água.
Neste pressuposto convirálembrar que as tentativas e os ensaios de definição do trabalho como objecto são diversos, resultando do crescimento relativamente rápido dos juízos sociais que são desenvolvidos acerca dessa realidade. Nas últimas três décadas do século XX, ao centrarmo-nos na produção teórica, podemos verificar que permanece uma relativa aprovação acerca da abundância de objectos que a disciplina da Sociologia doTrabalho tem vindo a analisar como por exemplo, as situações de trabalho, as relações entre as necessidades técnicas, a constituição do trabalho e as qualificações e competências, entre outras.
Ponderando os vários contributos para essa definição de trabalho, é necessário destacar a definição de João Freire, uma vez que na figura 1 engloba as diversas formas e conteúdos mediatizados na relação detrabalho.

Fig1. Noção de trabalho, mediações e resultado
Fonte: João Freire (1997: 27)

É importante desde já antecipar esta noção, pois parece-me significativa para descrever as actividades de trabalho, no estudo da Empresa dos SMAS de Oeiras e Amadora.

De acordo com o autor, o conceito de trabalho equivale a uma

“Actividade deliberadamente concebida pelo homem, consistindo naprodução de um bem material, na prestação de um serviço ou no exercício de uma função, com vista à obtenção de resultados que possuam simultaneamente utilidade social e valor económico, através de dois tipos de mediações necessárias, uma técnica e outra organizacional”
(Freire, 1997: 27).

Quando nos referimos ao plano dos “conteúdos” desta ideia, argumentamos que é no quadro dos recentes...
tracking img