Ensaios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (616 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Em uma conversa com Jacques Amyot, ele contou a Montaigne que um dia uma honrosa rainha advertiu ao príncipe sobre um possível atentado contra a sua vida. Nas cartas trazia o nome do fidalgo queatentaria contra ele. O príncipe não contou a ninguém o fato ocorrido. Um dia, passeando pela colina Santa Catarina, avistou o homem que haviam apontado, e mandou o chamar.
Quando chegou na presença dopríncipe, o homem ficou pálido de medo e começou a tremer. O príncipe então disse que sabia de todos os planos que tinha tramado contra ele, e queria ouvir o homem confessar seus planos. Vendo quetinha sido descoberto, o homem se colocou a implorar de mãos postas tentando colocar-se de joelhos, o que impediu o príncipe. O homem respondendo a pergunta do príncipe disse que não havia um motivopessoal, e era sim por interesse religioso. O Príncipe disse então, que mostraria para ele que a sua religião é bem mais tolerante e perdoar, diferente da do homem, que mandava matar aos que não seguissema mesma religião. Mandou que o homem se retirasse e fosse embora dali.
O Imperador Augusto na Gália, quando foi avisado sobre uma possível conspiração contra ele, reuniu seus amigos para escolher umapunição. O Imperador ficou incomodado de punir um jovem de boa família, mas ficava com medo de deixar livre um homem que o queria morto. Todos deram suas opiniões, quando todos se calaram e ele entãopediu pra ouvir opinião de Cina, que era acusada de compactuar com o inimigo. Cina se defendeu e disse que não colocou maus pensamentos nessa situação. Augusto a interrompeu e disse para ele ouvirprimeiro. Disse então que estava dando a ela clemência e deixava que ela fosse livre. E ela viveu o resto da sua vida grata ao imperador.
E como na medicina todos os resultados bons trazem satisfação.Em relação a medicina ele diz, raramente apela a ela. Diz que tem saúde, e quando adoece, a hostiliza e teme ela. Para recuperar a sua saúde, espera que a natureza aja.
Montaigne dizia que a cada...
tracking img