Educado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO No 1 --- TEMA: O ARREPENDIMENTO ---- ESTUDO No 1
CURSO S. E. C. = SALVAÇÃO E EDIFICAÇÃO EM CRISTO.


INTRODUÇÃO: Após o estudo no zero, que é uma introdução ao Curso, este é o primeiro estudo das sete doutrinas básicas da salvação. Nos próximos, vamos estudar: no 2 A Fé, 3 O Perdão, 4 Regeneração, 5 Oração, 6 Santificação e 7Ressurreição. Após estes, teremos mais seis estudos de edificação, como seguem: no 8 Síntese escatológica, no 9 Crescimento espiritual, 10 O Batismo em águas, 11 A Ceia do Senhor, 12 Dízimos e ofertas na Bíblia, 13 Somos salvos para servir, num total de 14 estudos. Este Curso produz na vida de todos os que crêem uma base ampla e segura da vida cristã, certeza absoluta de salvação e aconvicção segura de um dia morar com Cristo no Céu de glória eterna. Hoje vamos estudar: definição de arrependimento, a necessidade de arrependimento, como ocorre o arrependimento, a transformação e a mudança que Deus faz no intelecto, nas emoções e na vontade, aferindo o nosso arrependimento e as bênçãos como resultado do arrependimento.

1o DEFINIÇÃO DE ARREPENDIMENTO:
Arrependimento é oreconhecimento de que somos pecadores. É a pré-disposição de não pecarmos mais. É darmos meia-volta, abandonarmos o caminho de pecado e passarmos a viver o caminho do Evangelho de Jesus Cristo. Arrependimento é o reconhecimento de que falhamos, erramos, somos carentes e necessitamos das misericórdias de Deus. É lutar para vencermos as fraquezas e tentações da nossa carne. É nos humilharmos aospés do Senhor, suplicando misericórdia e perdão. É bom notar que arrependimento e remorso são coisas diferentes. O remorso consiste em a pessoa saber que errou, mas não quer abandonar o erro. É não reconhecer que deveria tê-lo evitado. Ela está pronta a errar de novo e errará. Foi o caso de Judas (Mat. 27:3-5). O remorso oprime e mata. Já o arrependimento provém de Deus, causa-nostristeza por havermos pecado, (tristeza, porém, que não oprime, mas que produz conserto e perdão), dá-nos o desejo de não pecar mais e alegria por sabermos que já estamos salvos para sempre. O verdadeiro arrependimento opera em nós o perdão e a salvação (2a Cor. 7:9-10).

2o A NECESSIDADE DE ARREPENDIMENTO:
O arrependimento é a necessidade primeira e o ponto de partida para todos os quequiserem ser salvos por Jesus Cristo. A Bíblia diz em Rom. 3:23: “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rom. 3:12 diz: “Todos se extraviaram e se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só". Ecl. 7:20 diz: “Não há Homem justo sobre a Terra que faça o bem e nunca peque”. Pelos textos citados aprendemos que todas as pessoas são pecadoras. Isaias 64:6 diz que"nossas justiças são como trapo de imundícia" e Isaias 59:1-2 diz que "nossos pecados fazem divisão entre nós e o nosso Deus". Em Luc. 13:5 Jesus disse: "Se não vos arrependerdes, todos perecereis". Está, portanto, claro que todos somos pecadores. Daí a necessidade de arrependimento, para que sejamos perdoados e salvos. Porque sem arrependimento não há perdão e sem perdão não há salvação(Atos 2:37-38; 3:19).

3o COMO OCORRE O ARREPENDIMENTO:
A doutrina do arrependimento é tão importante que o início do ministério de João Batista e do próprio Senhor Jesus foi marcado pela pregação incisiva da necessidade de arrependimento (Mat. 3:1-2 e 4:17). Pelos textos de 2a Tim. 2:25 e Atos 11:18 aprendemos que é Deus que nos dá o arrependimento para a salvação. Por Atos 2:38 e 3:19entendemos que é necessário ler ou ouvir a pregação do Evangelho e aceitá-lo. Caso fechemos nosso coração não o aceitando, continuaremos perdidos e sob condenação. Porém, aceitando Jesus Cristo como único Salvador e Senhor, assim como o seu sacrifício, Deus opera em nós o arrependimento, o perdão e a salvação, porquanto recebemos entendimento ao ler ou ouvir a pregação do Evangelho, e o...
tracking img