Desperta a leitura atraves dos contos na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

O artigo em questão tem como objetivo principal, despertar o prazer da leitura na educação infantil. Incentivar o hábito da leitura como fator imprescindível para o desenvolvimento intelectual de toda criança.
Em razão disso, é necessário que pais e professores, juntos, proporcionem à criança o desejo em se tornar um leitor. Para que isso aconteça, ela precisa sermotivada dentro e fora da escola. Dessa forma, cria-se um amplo universo de leitores e cidadãos críticos.
É importante que, os livros adequados à educação infantil, sejam escolhidos de forma criteriosa, pois a leitura deve estar de acordo com a idade. Portanto, cabe ao professor após uma sondagem, conduzir o aluno à leituras que proporcionarão prazer e encantamento com mundos desconhecidos.Existem muitas formas de se trabalhar a leitura na educação infantil: estas formas poder ser teatro, biblioteca, gibiteca, estas são algumas de muitas outras maneiras de despertar no aluno a importância da leitura e capaz de até mesmo superar dificuldades.
Os contos de fadas, e a forma como é contada, também são critérios que devem ser avaliados, pois é nesse momento que a emoção ressurgi,entre o contador de histórias e o ouvinte, tornando fundamental o vínculo de afetividade entre os indivíduos.
Portanto se os atuais profissionais da educação, e os pais buscarem o estimulo necessário, incentivando quanto a importância da leitura, certamente estes se tornarão pessoas cultas e independentes, pois a leitura proporciona conhecimento e cultura.









2. Importância daleitura como fator social.


A leitura não possui o poder de mudar as coisas, num simples estalar de dedos, nem mesmo de rever situações de pobreza ou ignorância já muito enraizadas, nem mesmo de acabar com a crise social de nosso país, mas, pode sim, auxiliar a procura de novas, e quem sabe, velhas soluções para os inúmeros problemas que nos assolam. Acredita-se que, tão somente através daeducação, se pode almejar degraus mais altos, e os primeiros degraus passam pelo simples ato de entender o que se escreve.
No ponto de vista de ZILBERMAN (1985, p. 25) “A formação do leitor crítico, só é possível se o livro oferecer condições para a compreensão, tanto do mundo interior como do mundo real que cerca o leitor, proporcionando-lhe um embasamento mediante o qual se construa umaconcepção autônoma e crítica da vida.”
Devemos reter na lembrança as aventuras e informações passadas pelos livros para que possamos evoluir e nos tornar mais humanos, sociáveis e intelectualizados. A leitura tem por finalidade desenvolver a formação intelectual do aluno e através dela é possível conhecer outro universo. A comunicação, a cultura e o conhecimento são adquiridos por meio deum instrumento extremamente necessário que é a leitura, com ela se desenvolve a capacidade de interpretação.


O livro deve estar presente, ali perto, ao alcance da mão. É preciso haver em cada sala de aula uma estante com livros, e que todos os dias as crianças fiquem, por um tempo qualquer, meia hora, uma hora, lendo ou ouvindo a leitura, manuseando livros, olhando-os,criando intimidade e amizade com o livro todos os dias. E um livro deve ser levado para casa, diariamente todos os dias, mesmo que por apenas meia hora. (MARTINS 2008).


Na educação infantil, o professor tem como alternativa criar um ambiente propício, utilizando o “cantinho da leitura” até mesmo dentro da sala de aula. Desta forma a leitura vai sendo proposta através de figuras,dramatização e posteriormente textos. Assim, o hábito vai sendo inserido na vida da criança de modo que esta se desenvolva progressivamente conforme os estímulos afetivos, cognitivos e o senso crítico.
As crianças que recebem um incentivo carinhoso durante toda a vida tendem a ter atitudes positivas, tanto sobre a aprendizagem quanto sobre si mesmas. Essas crianças buscam e encontram modos de...
tracking img