Desmond tutu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secunária de Silves
Ano lectivo 2011/2012

Introdução

No âmbito da disciplina de Filosofia, irei realizar um trabalho que tem como tema principal falar sobre a vida de um dosgalardoados com o Premio Nobel da Paz e mostrar a minha opinião pessoal sobre esta pessoa que neste caso será o Arcebispo da Igreja Anglicana Desmond Tutu.
Irei ainda averiguar qual foi o seu contributo paraa sociedade e expor quais os motivos que o levaram a ser galardoado com o Premio Nobel da Paz.


Vida deDesmond Tutu

Nascido a 7 de outubro de 1931 em Klerksdorp, na África do Sul, DesmondTutu estudou na Escola Normal de Johannesburgo e, em 1954, na Universidade da África do Sul onde ainda com 24 anos escreveu ao Primeiro ministro de seu país uma carta contra o regime do apartheid, aoqual chamou de "uma política diabólica".

Formou-se em Teologia em 1972 no King’s College em Londres e em 1975, Desmond foi o primeiro negro a ser nomeado decano da Catedral de Santa Maria, emJohannesburgo, uma posição pública que o fazia ser ouvido. Sagrado bispo, dirigiu a diocese de Lesoto de 1976 a 1978, ano em que se tornou secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul.

Aluta contra o Apartheid e as suas propostas para uma sociedade sul-africana com direitos iguais para todos, sem leis que limitavam a circulação dos negros, com um sistema educacional comum paratodas as raças e com o fim das deportações forçadas de negros contribuiram para que lhe fosse atribuido o Prêmio Nobel da Paz em 1984. No mesmo ano foi eleito arcebispo de Johannesburgo e depois, daCidade do Cabo.

Desmond recebeu ainda o Premio Albert Schweitzer em 1986, o Premio Gandhi da Paz em 2005, a Medalha Presidencial da Liberdade em 2009, e foi condecorado Capelão da Ordem de SãoJoão pela Rainha Isabel II de Inglaterra em 1995.

Minha Opinião


Na minha opinião Desmond Tutu foi e ainda é um dos maiores um dos maiores simbolos da luta contra o Apartheid, a xenofobia e o...
tracking img