Teoria estruturalista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2399 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEORIA ESTRUTURALISTA

1 INTRODUÇÃO

No inicio dos anos 50 decorrente ao fato da Teoria das Relações Humanas estar em decadência, os filósofos da teoria da Burocracia conciliaram a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas formando assim a Teoria Estruturalista.

Diferentemente da Teoria Clássica que tinha seu foco no indivíduo e a Teoria das Relações Humanas que tinha o seufoco no grupo em geral, a Teoria Estruturalista decorrente da conciliação entre essas duas teorias citadas acima, teve o seu foco voltado para a estrutura da organização como um todo, ou seja, ela não da ênfase somente a um aspecto, mas sim a mais aspectos que formam um todo. Podemos dizer também que ela representa uma visão bastante crítica da organização formal.

Além disso, com o surgimentoda Teoria Estruturalista se deu inicio aos estudos de que uma organização seria um sistema aberto e em constante interação com o seu meio ambiente.

2 ORIGENS

Uma das origens da Teoria Estruturalista e mais influente, se diz respeito ao fato da oposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, aonde as duas eram incompatíveis uma com a outra, ou seja, existam aspectos emque em uma teoria eram abordados e em outra não.

Devido a isto, tornou-se necessário ser criada uma visão mais ampla, aonde a mesma abrangesse essas características que eram abordadas em uma teoria e que na outra eram omitidas. Com isto, a Teoria Estruturalista passou a ter a finalidade de ser uma síntese das duas teorias, aonde ela conciliaria uma organização formal (Teoria Clássica) e umaorganização informal (Teoria das Relações Humanas), inspirando-se na abordagem de Max Weber, e até certo ponto nos trabalhos de Karl Marx.

Outra origem da Teoria Estruturalista se dá ao fato que havia uma necessidade de ver a organização sendo uma unidade social, ou seja, era necessária uma unidade grande e complexa, onde interagem grupos sociais que compartilham alguns dos objetivosda organização, por exemplo, a questão da viabilidade econômica da organização. Mas por outro lado isso poderia ter seu lado negativo, sendo este, por exemplo, a divisão de lucros entre a organização.

Além disso, a Teoria Estruturalista teve influência nas ciências sociais e também uma repercussão no estudo das organizações. As mais notáveis influências se dizem respeito Filosofia, naPsicologia, na Antropologia, na Matemática, na Linguística, chegando até na Teoria das Organizações. Com isso o estruturalismo trouxe novos estudos. De acordo com CHIAVENATO (2001, p.53):

Estruturalismo fenomenológico de Max Weber: a estrutura é um conjunto que se constituiu, se organiza e se altera e os seus elementos tem uma certa função sob uma certa relação, o que impede o tipo idealde estrutura de retratar fiel e integralmente a diversidade e a variação do fenômeno real.




3 SOCIEDADE DE ORGANIZAÇÃO

Desde a época dos faraós, dos imperadores chineses já avia organizações. A igreja e o exercito são uns exemplos. Com o passar do tempo a sociedade foi crescendo, as organizações foram aumentando e com isso hoje temos muitos tipos de organizações, e assim tiveram que serfeitas varias organizações secundárias para poder controlar as organizações, como por exemplo, o governo.

A sociedade moderna e industrializada segundo a visão dos estruturalistas, é uma sociedade de organizações, aonde essas organizações são diferentes umas das outras e necessitam dos membros que a ela pertencem uma personalidade que encaixem com as características da mesma.

O estruturalismoampliou o estudo das interações entre os grupos sociais, o que já acontecia na Teoria das Relações Humanas, para o estudo das interações entre as organizações sociais. Ou seja, com isso as organizações começaram a interagirem entre si. Mas para isto foi necessário que as organizações passassem por um processo de desenvolvimento. Uma etapa desse processo é a Etapa da Natureza, como de acordo com...
tracking img