Desmatamento da reserva do batoque

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – CCS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – CCB

DISCIPLINA: PRINCÍPIOS DE ETNOBIOLOGIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL


Problema - Odesmatamento das áreas de dunas semi-fixas e em parte do tabuleiro na reserva extrativista do Batoque.
A reserva extrativista do Batoque está localizada no município de Aquiraz, nordeste do Estado do Ceará, auma distancia de 54 km de Fortaleza. Possui uma área de 601 ha, equivalente a 13.510 m. Recebe influência direta dos municípios de Pindoretama e Cascavel, na qual a comunidade do Batoque, comaproximadamente 576 habitantes, mantém relações econômicas e sociais.
É possível identificar duas grandes unidades de relevo: os tabuleiros pré-litorâneos e a planície litorânea. Os tabuleirospré-litorâneos, apesar de não fazer parte da delimitação oficial da reserva, tem grande influência sobre a área. A planície litorânea é composta pelas áreas de praia, pós-praia, as planícies flúvio-lacustres,flúviomarinhas e o campo de dunas.
A reserva extrativista do Batoque possui uma abundante vegetação nativa, de rios e lagoas, de dunas e mangues que se mantiveram vivos na paisagem devido à resistência deseus habitantes à exploração do turismo de massa. A manutenção dos ecossistemas da região, de grande relevância ecológica, se dá pelas relações de uso e exploração que a população nativa tem para comeles, expressas nas suas formas peculiares de manejo, construídas e elaboradas ao longo das gerações. A principal fonte de renda dos moradores é a pesca, tanto no mar como nos rios, a agricultura e aprodução de renda.
O extrativismo vegetal é uma atividade econômica de pouca significância na reserva, porém há a ocorrência de desmatamento na região devido à extração de madeira e frutos para usoda comunidade local. A madeira retirada da mata nativa é utilizada para a cobertura das casas, construção de cercas e manutenção de barcos. Muitos moradores utilizam madeira extraída do manguezal...
tracking img