Algoritmo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Ética nas Relações Internacionais
24/07/2009 - 12h58

Claussia Neumann da Cunha

1. Introdução

O objetivo deste artigo é fazer uma análise da ética nas relações internacionais. Tem-se observado nos últimos anos e principalmente após o final da Guerra Fria um aumento significativo em torno desta área do conhecimento.

Com isso, o estudo do tema procura definir que valores devempresidir o relacionamento internacional.

A análise aborda dois aspectos especificamente importantes: Num primeiro momento avaliar como o estadista deve tomar suas decisões éticas, isto é, quais seriam os elementos que os políticos e estadistas levariam em consideração para tomar decisões éticas no contexto internacional.

Ao representar seu país o estadista assume uma posição deresponsabilidade política e social, porém não deixa de ser um cidadão com seus próprios ideais.

E, em um segundo momento, a Ética nas Relações Internacionais, fundamenta seus conceitos sob quais os valores deveriam estar presentes nos conflitos entre as nações e quais seriam as obrigações para com os cidadãos de outros Estados.

Ao longo do texto, ainda, procuraremos ressaltar que mesmo com aglobalização, que trouxe uma série de problemas na relação entre os países, a decisão da política externa dos mesmos deve se orientar através das virtudes da justiça e da solidariedade.

Para isso, o artigo se encontra estruturado em três itens: ética e relações internacionais; fundamentos da ética e desafios da globalização.

2. Relações Internacionais e Ética

Com a queda do muro de Berlim em 1989,surgiu o interesse pela ética nas relações internacionais.

De um lado, a obsessão pelo poderio militar deixou de ser a prioridade e, por outro lado, as conseqüências do fim da guerra fria trouxeram uma expectativa de liberdade que permitiu aos países optar sobre o que seria mais conveniente nas suas relações.

Ao falar das questões éticas, não se pode deixar de citar a notável importânciaque o que é certo ou errado, nas decisões tomadas pelos países está cada vez mais presente na atualidade na pauta internacional.

Marcada, sobretudo por questões de proteção aos direitos individuais, genocídio e de meio ambiente na qual exige uma posição por parte dos países e dos organismos internacionais.

Isto pode ser percebido constantemente nas intervenções humanitárias (Bósnia eSomália) que exemplificam a importância atribuída à ética.

Tal ênfase justifica a passagem de uma época em que a defesa de ideais se chocava com os interesses próprios, para uma era em que o interesse nacional prevalece nas negociações e nas conversas entre os Estados.

Cabe destacar que a globalização marcou o cenário internacional nos anos 80, e foi estimulada pela revolução na tecnologia dascomunicações.

Afinal, a globalização e seu significado são discutidos em todas as conferências mundiais o que proporcionou um incremento no relacionamento entre os países.

3. Fundamentos da Ética

Nas relações internacionais, a economia, política e a ética estão intimamente relacionadas e desempenham seu papel utilizando métodos próprios.

A política estuda a vida da cidade em ordem aobem comum para todos os cidadãos, isto é, do que é moralmente aceito, já a economia avalia o comportamento humano condicionado pela escassez.

A ética, por sua vez, diz respeito à realização do ser humano, estuda o seu comportamento em relação a um certo e a um errado, ao bem e ao mal. Por isso é que tanto a política quanto à economia estão subordinadas, à ética.

Com isso, temos oentendimento de que os fundamentos filosóficos da ética são uma referencia obrigatória tanto no plano pessoal e no plano econômico quanto no plano político e das relações internacionais.

É na Grécia clássica que temos o ponto de partida de qualquer análise filosófica da ética. A própria origem da palavra ética encontra sua origem na filosofia grega, particularmente no humanismo grego.

A...
tracking img