Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (341 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade social
É um fenômeno que ocorre quando, em determinadas sociedades, algumas pessoas detêm mais capital, poder e/ou influência que outras. Constitui-se, portanto, em uma condiçãosocial que permite a determinadas pessoas ter maior visibilidade e qualidade de vida em detrimento de outras. A desigualdade social pode ser legitimada ou não, isto é, pode ser aceita como uma condiçãonatural dentro da sociedade por diversos fatores (religiosos, culturais, políticos etc.) ou pode ser contestada por ser tida como uma condição historicamente construída.

Na atualidade, por ser umfenômeno comum a todos os países, dado que decorre da própria lógica do sistema capitalista, a desigualdade social muitas vezes é legitimada sem que se tome consciência, utilizando as justificativas maisvariadas, sejam elas baseadas em questões materiais ou simbólicas. No campo ambiental, as desigualdades são especialmente observadas quando percebemos que os benefícios e os danos de empreendimentospoluentes são mal distribuídos na sociedade. Por exemplo: todos sabem que lixões, pedreiras, areais e indústrias poluentes não são alocados em regiões nobres das cidades, mas sim em regiões pobres,afastadas dos grandes centros urbanos.

Utilizando o argumento do “interesse público”, governos e empresas muitas vezes se unem no intuito de justificar a instalação de determinados empreendimentos emzonas pobres, onde geralmente habitam pessoas de baixa escolaridade e necessitadas de emprego e renda. Desta forma, conseguem convencer a opinião pública da importância social daquele empreendimentoao mesmo tempo em que atraem a aceitação da população local.

No entanto, o que sabemos é que as populações locais são fortemente afetadas pelos danos provenientes destes empreendimentos(contaminação e assoreamento de rios, lançamento de partículas tóxicas na atmosfera, poluição e erosão dos solos, contaminação de produtos agrícolas e recursos pesqueiros etc.), cujas “externalidades” causam...
tracking img