Sexualidade na adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
   Há muito tempo atrás pessoas tinham que levantar sacos, pedras e outras coisas mais pesadas, contudo poucas pessoas conseguiam realizar esse trabalho, por causa do peso, até que um homem chamado Arquimedes (287-212 a.c) encontrou um método para resolver esses problemas, ele descobriu as alavancas. Uma alavanca é nada mais que uma barra rígida que pode levantar em torno de um ponto de apoio.Com a alavanca você pode levantar um saco com peso de 120 kg, fazendo uma força equivalente a que faria para levantar um saco de 20 kg?. É simples! É só a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio ser seis vezes maior do que a distância da massa até o ponto de apoio.
 
Vamos denominar:
$          Força resistente- é a força que queremos equilibrar.$          Força potente- é a força que sustentará a resistência.
 
   Há tipos de alavancas:
 
$          Interfixas- São aquelas em que o ponto de apoio fixo está situado entre a força pontente e a força resistente. Ex: Balança, martelo e uma gangorra.
$          Inter-resistentes- são aquelas em que a força resistente está situado entre o ponto de apoio e a força potente. Ex: abridor degarrafa e carro de mão.
$          Interpotentes- São aquelas em que a força potente está situado entre o ponto de apoio e a força resistente. Ex: Vassoura, grampeador e cortador de unhas.
 
Roldanas e polias
 
    Nas academias há aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em tornos das quais há um fio, em que estão presas as cargas. Esses discos são chamados polias ou rodanas.
  Existe também um rodana fixa que facilita a realização de um exforço para mudar a direção da força que seria necessária.
   Além da rodana fixa há também um rodana móvel, as rodanas móveis diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois a parte desse esforço é feito pelo teto. Um exemplo é um conjunto que possui um a rodana móvel associada a um rodana fixa, para levantarum peso de 80 kgf, o esforço feito para levantar esse peso será a metade, 40 kgf.
 
 
Plano inclinado
 
   Os planos inclinados facilitam muito o levantamento de pesos.
 
 

O conceito de trabalho
 
  Quando você faz algo como levantar um livro ou empurrar uma mesa, você realiza trabalho. Porém para a física, realizar um trabalho é aplicar uma força para deslocar um corpo, nesse casoquanto maior a força, maior o trabalho e quanto maior o deslocamento também é maior o trabalho.
    Portanto, podemos definir o conceito de trabalho matematicamente, τ = F . D, definindo F é força e D é o deslocamento.
   AO trabalho de uma força paralela e no sentido do deslocamento é o produto da força por esse deslocamento@.
Energia
  
   A energia tem muitos conceitos, mas em físicaclassificamos a energia em: energia do movimento (mecânica), energia sonora, energia luminosa, energia eletrica, energia térmica, entre outras.
   AEnergia mecânica é a capacidade de realizar trabalho@.
   A energia não é criada nem destruida, apenas se transforma de uma forma a outra, em resultado da lei da conservação da energia.
 
Energia potencial
 
   Quando um corpo está a cair, pesamosque há uma energia, que faz o mesmo cair. Mas essa energia o corpo já possui que denominamos energia potencial gravitacional.
 
Energia sinética  
 
   Quando um corpo está em movimento, ou seja possui velocidade, dizemos que possui energia sinética.
 
Conservação da energia mecânica
 
   A energia mecânica de um corpo é a soma de sua energia cinética com sua energia potencial.
                                                        Em = Ep + Ec
 
   Para entender melhor o que é energia macânica, suponha que um corpo vai ser abandonado em um certa altura. Nasse instante ele possui energia potencial. Ao ser abandonado, à medida que vai caindo, a altura diminui e a velocidade aumenta, ou seja a energia potencial diminui e a energia cinética aumenta. Caso não haja perda por...
tracking img