Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade social e o trabalho

O trabalho surgiu junto ao ser humano, desde o momento que o homem começou a fazer utensílios e ferramentas para suprir suas necessidades, desta forma iniciou-seum processo de aprimoramento do trabalho que é o modelo que conhecemos hoje. Nesse sentido, considera-se trabalho tudo que envolve transformação da natureza e do ambiente ao seu redor. Passando pormodificações desde o começo dos tempos até os dias de hoje, o trabalho teve seu conceito fixado na revolução industrial, onde o conceito de emprego começou a tomar sua forma.
Nesta época o trabalhono campo foi abandonado por seus habitantes que foram para região central do país em busca de melhores condições de vida, este movimento foi chamado de “êxodo rural” que propiciou o crescimentodesordenado, causando vários problemas sociais.
Atualmente a situação não é muito diferente, muitas pessoas saem dos lugares em moram a procura de novas oportunidades e melhores condições de vida nasgrandes cidades, e muitas vezes acabam não tendo sucesso na busca por emprego que proporcione uma renda melhor e uma vida estável. Dessa maneira acabam com o aumento das periferias, favelas, cortiços,violência e etc.
Mesmo obtendo desde a metade dos anos 90, os melhores resultados na redução da desigualdade social, o Brasil ainda apresenta um dos piores índices de distribuição de renda do mundo. Em2009 os índices apontam o crescimento das rendas mensais das famílias brasileiras, segundo pesquisa do IBGE a renda mensal subiu para 1,5%.
Enquanto o país progride, a capital foi a única unidade dafederação que aumentou a distância entre ricos e pobres, de acordo com pesquisas feitas isso ocorre pelo contraste entre a elite do funcionalismo público em Brasília e o grande número de pobres nascidades vizinhas.
O governo implantou alguns projetos com objetivos de ajudar as famílias de baixa renda e carentes, como por exemplo, o bolsa família que mesmo sendo bem sucedido não é o suficiente...
tracking img