Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A desigualdade social no Brasil é uma das maiores do mundo e é claramente reconhecida por toda a sociedade, é um dos principais um dos fatores que fazem com que o Brasil regrida cada vez mais.Embora grande parte dos brasileiros já tenha se acostumado a conviver com esse dado, ele está longe de ser aceitável. Em nenhum outro país do mundo a diferença entre ricos e pobres é tãogrande como aqui, o abismo se aprofunda cada vez mais e o carnaval ou o futebol dão conta de disfarçá-lo. Os brasileiros pobres, que representam mais de noventa por cento da população, ficamprogressivamente mais distantes da chamada inclusão social. Certamente os mentores de tais preconceitos sabem que crianças pobres e desnutridas não rendem nas escolas, o suficiente para enfrentar osfilhos de pais abastados que pode pagar boas escolas e lhes oferecer boa alimentação, boa base familiar. O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos dedesigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc. De modo geral, a desigualdade econômica – a mais conhecida – échamada imprecisamente de desigualdade social, dada pela distribuição desigual de renda.
É evidente que essas variáveis contribuíram intensamente para que a desigualdade brasileira permanecesse porséculos em patamares inaceitáveis. Todavia, a desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas, não como herança pré-moderna, mas sim como decorrência do efetivo processode modernização que tomou o país.
Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais – educação, renda, saúde, etc. – a flagrante concentração derenda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, a violência. Essas são expressões do grau a que chegaram as desigualdades sociais.
tracking img