Borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
I Simpósio de Produtividade em Pesquisa e I Encontro de Iniciação Científica do CEFET-PI

Análise das fissuras do concreto confeccionado com adição de borracha de pneu e EPS (isopor) no rompimento à compressão.
Rafael Leal da Silva* (IC), Priscylla Jordânia Pereira de Mesquita (IC),Emanuel Jackson 1 1 Fernandes dos santos (IC), José Francisco dos Reis sobrinho (PQ). e-mail:rafaelleal_silva@yahoo.com.br
(1) Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí – CEFET-PI, Praça da Liberdade, 1597, Centro Teresina Telefone: (86) 3215-5224 Site: http://www.cefet-pi.br Resumo Este trabalho apresenta uma análise das fissuras do concreto adicionado em sua mistura isopor e borracha de pneu, o objetivo e verifica pela deformação e fissuras a não formação do cone após o rompimento do concretocomprovando a perda de rigidez da mistura, o uso da borracha de pneu e isopor no concreto é uma maneira ecológica de dá um destino apropriado para esses materiais. Palavras-chave: Concreto, Borracha de pneu, EPS. Abstract This paper presents an analysis of the cracks of concrete added to its mix of styrofoam and rubber tires, the objective and there by deformation and cracks to no training afterbreaking the cone of concrete evidence the loss of rigidity of the mixture, the use of tire rubber and styrofoam in the concrete is an environmentally ecological way to give a suitable destination for these materials. Keywords: Concrete, tire rubber, EPS.
1

1

Introdução
A buscar por alternativas para os materiais tradicionais no setor da construção civil tem feito crescer os estudos direcionadosà utilização e o aproveitamento de resíduos despejados na natureza. Todos os dias uma grande quantidade de materiais que descaracterizam paisagens e polui os elementos vitais à sobrevivência dor ser humano são lançados no meio ambiente, o grande desafio que encontramos é diminuir os impactos desses resíduos.

Desta maneira a reciclagem de certos produtos industriais torna-se indispensáveis opneu inservível e o EPS sigla internacional do Poliestireno Expandido, de acordo com a Norma DIN ISSO1043/78. No Brasil, é conhecido como “Isopor”. O pneu inservível e o EPS serão os objetos de estudo deste trabalho que teve como principal objetivo o estudo das propriedades físicas do concreto onde em sua composição foi adicionado a fibra de borracha e o EPS.

Os estudos de dosagem de concretousando esses materiais mostraram que o produto resultante dessa mistura possui desempenho técnico similar ao concreto convencional. O Instituto Via Viva desenvolveu e tem a patente do Concreto Ecológico DI (Concreto Deformável e Isolante), que usa agregados de borracha proveniente de pneus e outras borrachas vulcanizadas trituradas em substituição à brita comum [7]. Os flocos de EPS misturados comadesivo e cimento/areia proporcionam o concreto leve [1].

Ciência e Tecnologia a Serviço do Desenvolvimento Regional

O pneu quando abandonados em locais inadequados servem como local para procriação de mosquitos e outros vetores de doenças e representam uns riscos constantes de incêndio, que contamina o ar com uma fumaça altamente tóxica. Segundo o Via Viva o Brasil produz cerca de 55 milhõesde pneus por ano e apenas 10% deles são destinados à reciclagem. São necessários 600 anos para que um pneu se decomponha [7].

O EPS é totalmente reciclável não contamina o solo, água e ar. Pode voltar à condição de matéria-prima suas vantagens para este trabalho está principalmente ligado à baixa condutividade térmica, baixo peso (densidade) e por sua resistência mecânica [1]. Sendo assim,este artigo apresenta uma analise óptica sobre o comportamento das fissuras no concreto com adição de fibra de pneu e EPS.

Materiais e Métodos
O isopor utilizado na pesquisa teve sua coleta em meio às dependências do próprio CEFET-PI, que depois de sua coleta, para que se desse continuidade à pesquisa, foi triturado à mão para ser peneirado e armazenado. O único tratamento dispensado a este...
tracking img