Borracha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Economia da Borracha: Uma abordagem didática para concursos e vestibulares.
INTRODUÇÃO
Durante o período compreendido entre as ultimas décadas do século XIX e o primeiro quartel do século XX (1870 – 1915) o correu o processo de expansão e apogeu da economia da borracha na Amazônia. (Pontos de história da Amazônia p. 27)
Atitude filosófica: indagar
A filosofia de indagação dever permear osespíritos de grandes estudiosos e alunos, sendo assim vamos construir algumas perguntas e responde-las no plano “histórico-indagador”. (Israel Launê)
Nesta época, a exploração da borracha silvestre, através do extrativismo(Método de extração de recursos naturais sem a preocupação com a conservação das espécies ou do meio ambiente), foi possível de diversos fatores. Quais?
Em primeiro lugar odesenvolvimento da industria de pneumáticos na Europa e EUA, possibilitou uma crescente demanda pela borracha(Hevea Brasiliensis).
Em segundo lugar a borracha silvestre existente na Amazônia, denominada Hevea Brasiliensis satisfazia o mercado dos países industrializados em termo qualitativo e quantitativo detendo em pouco tempo o monopólio mundial.
O outro fator importante foi a disponibilidadede mão de obra necessária à extração do látex nas matas amazônicas, através da imigração nordestina.
Havia, também, a existência de sistema de financiamento da extração e comercialização da borracha amazônica, através do aviamento que, favorecendo o processo de dependência dos seringueiros em relação aos seringalistas, permitia justamente a exportação da borracha pelos portos de Belém e Manaus;além de casas de comércio estrangeiras na Amazônia que, fazendo importação e exportação de produtos, acabava monopolizando a venda da borracha para mercados europeus e norte- americanos, permitindo o seu escoamento.


As grandes industrias começaram a se preocupar com a quantidade de látex que era extraído na região Amazônia de forma tradicional, pois caso a demanda aumentassesignificativamente, a borracha amazônica não teria condições de fornecer a quantidade necessária. Neste cenário de 1876 um aventureiro chamado Henry Wickham fez a coleta e o envio de 70.000 sementes para o jardim Botânico Kew, dentre as quais 7.000 brotaram nos viveiros, sendo estas mudas transportada cuidadosamente para o Ceilão, local escolhido para cultivo. A escolha do cultivo da seringueira em territórioasiático fazia-se em função da qualidade de suas terras, da possibilidade de formação de grandes propriedades agrícolas e da disponibilidade de mão-de-obra barata para trabalhar no referido cultivo.
Meus queridos alunos gostaria de salientar que somente depois de “ vinte anos de trabalho dedicado de botânico e empresários britânicos, as plantas Hevea na Ásia tinham, afinal, começado a produzirborracha em quantidades consideradas” 2, levando consequentemente à perda do monopólio da produção da borracha pela região Amazônica e o colapso da economia da borracha na mesma.
Fordlândia e Belterra: As experiências de Henry Ford na Amazônia.
Em 1926, a Ford Motor Company obteve do governo brasileiro uma concessão de 10.000 Km² , localizada no rio tapajós, defronte da aldeia Boim. Nesta Áreasurgiu a fordlândia, grande empreendimento agrícola destinado ao cultivo da borracha ou silvicultura, sendo plantadas cerca de 800.000 árvores de Hevea após a queimada de grandes áreas de mata virgem. Mas por que Henry Ford, o grande magnata da industria automobilística havia ficado interessado em investir pesadamente no cultivo e produção da borracha em terras da Amazônia brasileira? Meus alunos nãofiquem Assustados, pois a resposta é simples: Ford lançou-se ao empreendimento de plantações de árvores de Hevea em terras do estado do Pará, com o aval do governo brasileiro, com o propósito de conseguir as suas próprias plantações de borracha para ficar livre do monopólio inglês e holandês, atentando desta forma as demandas crescente do seu parque industrial com a produção de sua própria...
tracking img