Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

MAURO CESAR DOS SANTOS CORRÊA
Matricula: Matricula: 201201420954

RIO DE JANEIRO
30/05/2012

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
FUNDAMENTOS DASCIÊNCIAS SOCIAIS

JOSÉ CARLOS CORRÊA DE JESUS
Matricula: Matricula: 201201625149

RIO DE JANEIRO
28/05/2012

* Desigualdade social
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos sãodiferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ousociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquantooutros não sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos eculturais próprios de cada sociedade. 
* A desigualdade como produto das relações sociais
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobre desigualdade social, entre elas a deKarl Marx, que desenvolveu um teoria sobre a noção de liberdade e igualdade do pensamento liberal, essa liberdade baseava-se na liberdade de comprar e vender. Outra muito criticada também foi aigualdade jurídica que baseava-se nas necessidades do capitalismo de apresentar todas as relações como fundadas em normas jurídicas. Como  a relação patrão e empregado tinha que ser feita sobre os princípiosdo direito, e outras tantas relações também.
Marx criticava o liberalismo porque só eram expressos os interesses de uma parte da sociedade e não da maioria como tinha que ser.
Segundo o próprio Marxa sociedade é um conjunto de atividades dos homens, ou ações humanas, e essas ações e que tornam  a sociedade possível. Essas ações ajudam a organização social, e mostra que o homem se relaciona uns...
tracking img