Recursois humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4662 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Portais Corporativos - você ainda vai ter um

Introdução

Muito se fala (e escreve) sobre o uso adequado da TI (Tecnologia da Informação) para melhorar a produtividade, muito se fala sobre os problemas do tradicional modelo Cliente/Servidor em duas camadas e sobre o modelo de desenvolvimento em n camadas como solução para os problemas do tradicional modelo Cliente Servidor. Em minha colunaWebmaster, publicada mensalmente na revista Developers Magazine, após ter escrito sobre o modelo de aplicações Web, finalizei com a seguinte frase: 

"Bem, a evolução é um processo contínuo. O próximo passo desta evolução, na busca de maior eficiência no acesso às informações é a implementação de Portais Corporativos."

Então é chegada a hora de falar um pouco sobre Portais Corporativos. Voumostrar qual a proposta e os benefícios da implementação de um Portal Corporativo. Vou iniciar com uma visão geral. Na seqüência analisarei mais alguns aspectos relacionados á Portais Corporativos.

Nota: Confira todos os detalhes sobre os modelos de programação Cliente/Servidor de 2 Camadas e Web de 3 ou mais Camadas no artigo: Criando aplicações em 2, 3 ou n camadas.

Nem tudo são floresO modelo de desenvolvimento em 3 ou mais camadas traz a tecnologia e o modelo de desenvolvimento Web para dentro da empresa. A partir do uso desse modelo de desenvolvimento, as empresas conseguem implementar aplicações robustas e seguras, e ao mesmo tempo fáceis de instalar e manter atualizadas. Porém não podemos esquecer que existem dezenas, muitas vezes centenas de sistemas baseados em modelosmais antigos como o Mainframe (antigo no sentido de existir a muito tempo, nunca no sentido de estar ultrapassado) ou o tradicional modelo Cliente/Servidor. A questão é: O que fazer com essas aplicações?

Obviamente que o ideal seria reescrever todas as aplicações para o modelo baseado em 3 ou mais camadas – modelo Web. Mas temos que levar sempre em consideração a relação custo x benefícios.Sem dúvidas que novas aplicações devem ser desenvolvidas com base nos modelos de n camadas, baseadas em tecnologia Web. Mas será que realmente é necessária a adaptação imediata de todas as aplicações já existentes? Na prática nós sabemos que não. 

O que acontece, na prática, é que a empresa continua utilizando os diversos sistemas disponíveis, não por opção, mas pelas necessidades do trabalhodiário. Na prática temos, na mesma empresa, o convívio de aplicações baseadas em Mainframe, aplicações baseadas no modelo Cliente/Servidor e novas aplicações baseadas no modelo em 3 ou mais camadas. Manter e integrar essa diversidade de sistemas é um desafio, no mínimo, gigantesco. 

Nesse cenário temos as informações, matéria prima mais importante para a empresa, "espalhada" através dos diversossistemas da empresa. Nem mesmo o acesso às aplicações disponíveis é uma tarefa fácil. Primeiro o usuário tem que descobrir se existe um aplicativo que faz o que ele quer, depois ele tem que descobrir quem é o responsável pela instalação e manutenção e, por último, precisa aprender a utilizar o programa. Além disso o usuário precisa utilizar diferentes aplicativos para acessar as informaçõesnecessárias:
 Um Emulador de Terminal para acessar os sistemas do Mainframe.
 Um Navegador para acessar os sistemas baseados em tecnologia Web de n camadas e a Intranet da empresa.
 Diversos programas baseados na arquitetura Cliente/Servidor, onde cada aplicativo é um programa diferente, instalado no computador do usuário.
Onde é que os Portais Corporativos entram nessa história??

A idéiados portais corporativos surgiu a partir da criação dos portais da Internet, tais como o Yahoo, UOL, Terra, etc. Se estes portais facilitam o acesso do usuário às informações da Internet, porque a utilização deste modelo, dentro da empresa, não facilitariam o acesso às informações internas da empresa?

A idéia do Portal Corporativo é criar um ponto de acesso único, a todas as informações e...
tracking img