Recursois humanos

4662 palavras 19 páginas
Portais Corporativos - você ainda vai ter um

Introdução

Muito se fala (e escreve) sobre o uso adequado da TI (Tecnologia da Informação) para melhorar a produtividade, muito se fala sobre os problemas do tradicional modelo Cliente/Servidor em duas camadas e sobre o modelo de desenvolvimento em n camadas como solução para os problemas do tradicional modelo Cliente Servidor. Em minha coluna Webmaster, publicada mensalmente na revista Developers Magazine, após ter escrito sobre o modelo de aplicações Web, finalizei com a seguinte frase:

"Bem, a evolução é um processo contínuo. O próximo passo desta evolução, na busca de maior eficiência no acesso às informações é a implementação de Portais Corporativos."

Então é chegada a hora de falar um pouco sobre Portais Corporativos. Vou mostrar qual a proposta e os benefícios da implementação de um Portal Corporativo. Vou iniciar com uma visão geral. Na seqüência analisarei mais alguns aspectos relacionados á Portais Corporativos.

Nota: Confira todos os detalhes sobre os modelos de programação Cliente/Servidor de 2 Camadas e Web de 3 ou mais Camadas no artigo: Criando aplicações em 2, 3 ou n camadas.

Nem tudo são flores

O modelo de desenvolvimento em 3 ou mais camadas traz a tecnologia e o modelo de desenvolvimento Web para dentro da empresa. A partir do uso desse modelo de desenvolvimento, as empresas conseguem implementar aplicações robustas e seguras, e ao mesmo tempo fáceis de instalar e manter atualizadas. Porém não podemos esquecer que existem dezenas, muitas vezes centenas de sistemas baseados em modelos mais antigos como o Mainframe (antigo no sentido de existir a muito tempo, nunca no sentido de estar ultrapassado) ou o tradicional modelo Cliente/Servidor. A questão é: O que fazer com essas aplicações?

Obviamente que o ideal seria reescrever todas as aplicações para o modelo baseado em 3 ou mais camadas – modelo Web. Mas temos que levar sempre em consideração a relação custo x benefícios. Sem

Relacionados