Desigualdade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (368 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desigualdade Social
Desigualdade Social, em poucas palavras: muitos com pouco e poucos com muito. Acontece quando a distribuição é feita de maneira desordenada, inadequada, injustiça. Enquanto amaior parte fica com a divisão salarial e a minoria fica com a maior parte do dinheiro.
A desigualdade é presente no Brasil é uma das maiores do mundo! O capitalismo é um dos principais causadores dedesigualdade existente, ela vem empregando na história desde do feudalismo, com isso notamos que a desigualdade é antigo e sempre sem solução.
Está diretamente relacionada à distribuição desigual derenda, pode-se ter desigualdade sem ter pobreza ( pobreza é relativa): um aumento de renda nas camadas pode melhorar a situação de pobreza extrema, sem no entanto, modificar a situação da desigualdade.No capitalismo a desigualdade sempre existirá, mas a pobreza, não poderá ser aceita como algo natural, imutável. No próprio ato de conceituá-la, diz ele, há o reconhecimento de que se trata de umproblema que exige respostas imediatas e que deve ser erradicado. Alcock.
Teoria de desigualdade social de acordo com Karl Max
Várias teorias apareceram no século XIX criticando as explicações sobredesigualdade, entre elas de Karl Marx.
Era um fenômeno causado pela divisão de classes e que por haverem, nessas divisões classes dominantes, utilizaram da miséria gerada pela desigualdade social comoinstrumento de manter o domínio estabelecido sobre as classes dominadas. São provocadas pelas relações de produto, que no capitalismo se divide em proprietário e empregados dos meios de produção. Comoa relação patrão e empregado tinha que ser feita sob princípios do direito, entre tantas outras relações. As desigualdades são resolvidas quando se busca pelos interesses da grande maioria e não daminoria, “a maioria tem voz e faz valer os seus interesses, a minoria os oprimidos tem que concordar!”
Marx, apontava, ainda, uma solução para o problema, que seria a implantação do socialismo na...
tracking img