Desgaste de pavimento asfaltico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Caismatan Engenharia Ltda – Solução de problemas em pavimento asfáltico.









Projeto de restauração do Pavimento Asfáltico:
BR-101 - SUL













Tubarão
2011
SÓCIOS RESPONSÁVEIS:








Estudo para restauração do Pavimento Asfáltico:
BR-101 - SUL






Projeto apresentado para solucionar os desgastesocasionados no pavimento asfáltico da BR-101 SUL.














Interessado








Tubarão
2011





SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO 4
2 LEVANTAMENTO DA CONDIÇÃO DO PAVIMENTO EXISTENTE 5
3 MEMORIAL EXECUTIVO 8
3.1 DEFINIÇÕES 8
3.2 ELABORAÇÃO DO PROJETO 8
3.3 ANALISE E SOLUÇÃO 10
4 CONCLUSÃO 16
























1 INTRODUÇÃOPara a definição de alternativas de restauração é necessário o estudo da condição do pavimento existente. Este estudo é precedido por uma avaliação funcional e uma avaliação estrutural. Essas avaliações fornecem dados para análise da condição da superfície do pavimento e de sua estrutura e também para a definição das alternativas de restauração apropriadas.

Na avaliação funcionalé verificada a condição da superfície do pavimento, por meio do levantamento e análise de defeitos superficiais, e da condição de irregularidade longitudinal.
Os principais defeitos considerados na avaliação funcional são: área trincada e severidade do trincamento, deformações permanentes e irregularidades longitudinais.

Na avaliação estrutural é verificada a condição da estrutura dopavimento de suportar cargas, por meio de levantamentos não-destrutivos pela determinação da deflexão superficial resultante da aplicação de uma carga conhecida. O principal parâmetro considerado na avaliação estrutural é a deflexão na superfície e a bacia de deformação. A deflexão é normalmente utilizada para delimitar segmentos considerados como homogêneos quanto à condição estrutural.A análise dos dados das avaliações através de procedimentos específicos fornece as soluções de restaurações apropriadas em cada caso, que podem ser de cunho funcional ou estrutural. Caso a restauração deva ser de cunho estrutural é necessário utilizar um método de projeto que leve em conta as características de deformabilidade das camadas e do novo revestimento, levando em conta os módulos deresiliência medidos ou obtidos por retroanálise para se calcular as espessuras necessárias.
























2 LEVANTAMENTO DA CONDIÇÃO DO PAVIMENTO EXISTENTE

Após serem levantados os dados do pavimento existente, levantamos as quantidades de capa necessárias para a restauração do pavimento com defeito.
Para serem dimensionadas tais informações,foram utilizados os métodos
DNER-PRO11/79, DNER-PRO269/94 e o método DNER-PRO159/85.

DNER-PRO11/7

Esta norma tem por objetivo estabelecer os procedimentos necessários para a avaliação estrutural dos pavimentos flexíveis existentes, apontar as causas de suas deficiências e fornecer elementos para o cálculo da vida restante ou do reforço necessário para um novo número de solicitaçõesde eixos equivalentes ao eixo padrão durante o período considerado (número N).
Para este, são analisadas as seguintes fases:
• Fase de consolidação = Fase que sucede imediatamente à construção, sendo caracterizada por um decréscimo desacelerado do valor de deflexão, decorrente da consolidação adicional proporcionada pelo tráfego nas diversas camadas do pavimento. O valor dadeflexão tende a se estabilizar ao fim desta primeira fase.
• Fase elástica = Fase que sucede a de consolidação adicional proporcionada pelo tráfego nas diversas camadas do pavimento. O valor da deflexão tende a se estabilizar ao fim desta primeira fase.
Esta fase define a vida útil do pavimento, tendendo a se alongar na produção da diferença verificada entre a defexão...
tracking img