Análise qualitativa da sinalização, desempenho mecânico e patologias do sistema viário do Campus Universitário de Belém – UFPA.

4469 palavras 18 páginas
Análise qualitativa da sinalização, desempenho mecânico e patologias do sistema viário do Campus Universitário de Belém – UFPA.
Fernando Luiz Rodrigues Nogueira1; Alexandre Ney Rodrigues Brito2; Alan Monteiro
Borges3; Wylliam Bessa Santana4; Giullyane Galvão Lima5.
1
2
3
flrn@ufpa.br; alex_ney_brito@hotmail.com; alanborges2@ufpa.br;
4
5
1; 2; 3; 4; 5 wyll_santana@hotmail.com; giully_ane@hotmail.com.
Universidade Federal do
Pará – Faculdade de Engenharia Civil, Av. Augusto Corrêa, Campus Guamá, Belém-Pa,
Brasil, (91) 3201-8088.
RESENHA
O sistema viário implantado no interior do Campus Universitário da UFPA – Campus Belém desempenha importante função no que se refere a circulação dos usuários motorizados e não-motorizados e acesso as suas diversas dependências.
O estudo que se propõe a fazer consiste na coleta de dados relativos à caracterização física e histórica, desempenho funcional e estrutural que possibilite a avaliação das reais condições do pavimento em uso e estabelecer um planejamento relativo a sua manutenção e futuras ampliações que venham se adequar as necessidades de crescimento do Campus.
Para a definição de alternativas de restauração e recuperação é necessário o estudo da condição do pavimento existente. Este estudo é precedido por uma avaliação funcional e uma avaliação estrutural. Essas avaliações fornecem dados para análise da condição da superfície do pavimento e de sua estrutura e também para a definição das alternativas de restauração apropriadas.
Junto a isso, os meios e formas de sinalização são imprescindíveis para o fornecimento de informações simples e rápidas, pois a transmissão nem sempre é viável, a exemplo das placas de sinalização que emitem de forma rápida e precisa a informação, fazendo com que o receptor entenda a mensagem e saiba como proceder. Deste modo o objetivo deste trabalho é, justamente, analisar a efetividade da sinalização viária da Universidade Federal do Pará, com enfoque no usuário,

Relacionados

  • Psicologia e mobilidade
    62558 palavras | 251 páginas
  • COL INF TCU LICIT CONT Junho
    644077 palavras | 2577 páginas