Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1501 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS AULA 3

CURSO: FISIOTERAPIA PROF. JOÃO VALDIVINO LIMA FERREIRA

O papel do marxismo - Na concepção de Marx e Engels, o estudo da sociedade deveria partir de sua base material. - A investigação de qualquer fenômeno social deveria partir da estrutura econômica da sociedade, que constituía a verdadeira base da história humana.

O papel do marxismo - O conhecimentoda realidade social deve se converter em um instrumento político, capaz de orientar os grupos e as classes sociais para a transformação da sociedade.

- Para os marxistas, a luta de classes, e não a harmonia social, constitui a realidade mais evidente da sociedade capitalista.

HERBERT SPENCER (1820-19030)




Aplica os princípios do processo evolutivo para todos os campos doconhecimento. Princípio segundo o qual a evolução se processa do mais simples para o mais complexo, do mais homogêneo para o mais heterogêneo e do mais desorganizado para o mais organizado.

FERDINAND TONNIES (1855-1936)








Sociólogo alemão dividiu os estudos, do ponto de vista metodológico em três partes: Sociologia pura ou teórica – Sistema integrado de conceitos básicos. Sociologiaaplicada – que seria uma disciplina dedutiva que se utilizando da sociologia teórica, tem como finalidade entender a origem e o desenvolvimento das sociedades modernas. Sociologia empírica ou sociografia – que seria a descrição dos dados observados em contexto social.

ÉMILE DURKHEIM
 



O QUE É FATO SOCIAL: toda maneira de agir, fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo umacoerção exterior, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter; a pressão dos fatos sociais manifesta-se de duas maneiras: subjetivamente, quando se impõem às nossas consciências; e, objetivamente através da reação que provoca no grupo a nossa não-submissão a eles.

MAX WEBER (1864-1920)



Nosestudos sobre a burocracia, sobre os sistemas estratificação social, a questão da autoridade, desenvolveu um instrumento de análise dos acontecimentos ou situações concretas que exigia conceitos precisos e claramente definidos, a que se chamou tipo ideal.

Karl Marx (1818-1883)






 

O método dialético proposto possui quatro características fundamentais: 1- Tudo se relaciona(lei da ação recíproca e da conexão universal); 2- Tudo se transforma (lei da transformação universal e do desenvolvimento incessante); 3- A mudança qualitativa; 4- A luta dos contrários.

Florestan Fernandes (1920-1995)


O mais importante e fundador sociólogo brasileiro, em todo o seu trabalho a reflexão principal é sobre a desigualdade social, procurando identificar as contradições dasociedade de classes, e o papel da sociologia diante dessa realidade.

CULTURA
 



NATUREZA DA CULTURA para os antropólogos, a cultura tem significado amplo: engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitindo pelos indivíduos e grupos, em sociedade. “cultura... é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outroshábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”



LOCALIZAÇÃO DA CULTURA “INTRA-ORGÂNICA – dentro de organismos humanos (conceitos, crenças, emoções, atitudes)”. INTERORGÂNICA – dentro dos processos de interação social entre os seres humanos; EXTRA-ORGÂNICA – dentro de objetos materiais (machados, fábricas, ferrovias, vasos de cerâmica) situados fora do organismo humanos, masdentro dos padrões de interação social entre eles”.







 

A ESSÊNCIA DA CULTURA a cultura, para os antropólogos, de forma geral, consiste, em idéias e comportamento. IDÉIAS são concepções mentais de coisas concretas ou abstratas, ou seja, toda variedade de conhecimentos e crenças teológicas, filosóficas, científicas tecnológicas, históricas etc. exemplo: línguas, arte,...
tracking img