Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1842 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a Distância

Desenvolvimento Pessoal e Profissional-DPP

Desafio de aprendizagem da disciplina

Desenvolvimento Pessoal e Profissional – DPP

Do curso de Pedagogia da Universidade

Anhanguera - Uniderp

Pólo de Santo Anastácio - SP

2011

[pic]

Universidade Anhanguera - Uniderp
Centro de Educação a DistânciaProfessor (a) EAD
Ma. Profª. Edilene Maria de Oliveira

Professor (a) Presencial
Eliziane Sponton Santos

Alunos (as)
Elizabeth Freitas/RA 299091
Josefa da Silva/ RA 299123
Maria Neide Dias/ RA 299148
Patrícia Santana Araruna de Sousa /RA 300100

Santo Anastácio / SP

2011

INTRODUÇÃO

Na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo à civilização, faz-se presente junto aesta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. Assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir às outras pessoas àquilo que um determinado grupo aprendeu.

Com a educação, o homem pode se instrumentalizar culturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais, quanto espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social. Sem ela, até mesmo as sociedades maisavançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Ela oferece uma base de conhecimento para todas as pessoas.

Um dos maiores desafios apresentados à escola atual é trabalhar com a reelaboração crítica e reflexiva do educando, a fim de prepará-lo para a luta e o enfrentamento das desigualdades sociais presentes na sociedade capitalista. Nesta ótica, a escola deve transcender o sentido deascensão material, que é dado à educação, transformando-a não em só um meio de retorno financeiro, mas também em um instrumento de crescimento pessoal.

Pode-se dizer, ainda, que educação coincide com a própria existência humana e suas origens se confundem com a origem do próprio homem. Estudar a educação é, também, poder compreender que a escola, como instituição, muitas vezes, não tem poder demodificar o que está estabelecido - a estrutura social. Para Gadotti (1995, p.83), “a força da educação está no seu poder de mudar comportamentos. Mudar comportamentos significa romper com certas posturas, superar dogmas, desinstalar-se, contradizer-se”. Nesse sentido, a força da educação está na ideologia.

Oportunidades e ameaças

As condições nas quais a profissão do professor vem sedesenvolvendo, sejam elas de infra-estrutura ou salariais; falta de compromisso dos governos com a profissão, pois não tem o investimento que deveria ter; falta de apoio para enfrentar as situações de risco, de conflito e de violência urbana que repercutem na escola; falta de envolvimento com a família.

Porém, o mercado de trabalho para pedagogos é estável, principalmente porque o número de alunostende a aumentar e o Brasil ainda não alcançou as metas mundiais de educação. Será preciso muito esforço do governo para erradicar o analfabetismo e melhorar o desempenho do ensino, exigindo para isso investimentos, inclusive na contratação de novos profissionais. O aumento no número de escolas privadas também reforçou o mercado de trabalho para os professores e administradores de ensino. Todas asregiões do país oferecem vagas de trabalho para professores. Prefeituras e governos de estado fazem concursos regulares para completar ou ampliar o quadro de docentes.

O profissional da Educação

Marketing Pessoal hoje é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalheso cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal. ...As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética é fundamental na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.
Comunicação são a troca de...
tracking img