Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



Curso - Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Nome da disciplina: Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Tutor presencial: Shalanna Branca Rangel
professor EAD: Profa. Ana Maria de Vasconcelos Silva


Equipe:

CARLA PATRICIA MORELLI ESCANHOLA - RA 285252
Rosemeire dos Santos Campos Mariano – RA 2850462) Título:
Aprender a pensar diferente é o primeiro desafio para enfrentar
o apagão do Profissional de RH

Palavras Chaves: Recursos Humanos, Apagão de Profissionais, Oportunidades e Ameaças



3) Introdução:

O mercado de trabalho enfrenta uma situação inusitada: sobram vagas, faltam profissionais. A situação é vivida porvários setores da economia que buscam mão de obra qualificada
As empresas já começaram a se movimentar. Ao invés de esperar por universidades ou contar com a "importação" de profissionais, apostam no treinamento de jovens talentos. Em acordo com instituições de ensino, as companhias estão criando centros de capacitação, celeiros de profissionais que se formam com a cultura dos empregadores em mentePara vencer no mundo do trabalho em constante mudança é muito importante que todos os envolvidos assumam uma nova forma de pensar nos impactos das transformações econômicas e sociais que estão em curso sobre líderes, profissionais de RH e colaboradores.











4) Oportunidades e ameaças presentes no cenário global

Conhecimentos: Conhecer o que há de novo na sua área profissional eno ramo de atividade da empresa onde trabalha ou onde está almejando uma vaga. Garantir que recebe todas as informações e conhecimentos que precisa para manter-se competitivo
Relacionamentos: Observar como está a sua reputação perante as outras pessoas, estar atento em descobrir o que as pessoas pensam sobre você.
Finanças: Existem novas regras, leis e outras informações sobre finanças quepodem aumentar os rendimentos. Saber quando é o melhor momento para realizar certas despesas ou poupar.
Saúde: Administrar os fatores externos de forma a evitar que o stress do dia-a-dia se transforme em doenças e outros problemas
Apresentação: Saber administrar a imagem que passa para o mercado e para as pessoas.
Organização e Trabalho: Obter informações de como está o seu mercado de trabalho; seexiste tendência para crescimento, estagnação ou declínio; Se existem ramos de atividade em crescimento nos quais você pode atuar; Se existem mudanças nas necessidades da empresa ou mercado; e Como você acompanhar as mudanças.
Cidadania e voluntariado: Acompanhar o que está acontecendo na sociedade e na política.
Fazer uma análise SWOT levantando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças,que permite visualizar todos os elementos e encontrar/criar  vantagens competitivas pessoais.
Forças: Ser referência entre amigos e familiares para compartilhar informações sobre RH. São características que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Fraquezas: Ter pouco conhecimento sobre a área de RH, são características que devem ser minimizadas para evitar influência negativa sobreo desempenho.
Oportunidades: Existe cada vez mais demanda no mercado relacionado a RH e são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas, podem influenciar positivamente.
Ameaças: Se não começar agora, pode perder o momento de crescimento e ficar para trás em relação aos outros. São situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadaspelo profissional de RH, podem afeta-lo negativamente.
OPORTUNIDADES
– Estratégia econômica preocupada com a coesão social e, logo, com a inclusão;
– Dinâmicas facilitadoras da multiplicidade e diversidade de possibilidades;
– Discurso político favorável;
– Boas práticas;
– Uma Sociedade em Mudança.
AMEAÇAS
– Cenários de crise em...
tracking img