Siatema solar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Universo e o Sistema Solar
Christine C. Dantas (Turma 3o. Série Escola Moppe, 2007) - O Universo é tudo que existe. É tão vasto, isto é, tão grande, que temos dificuldade de imaginá-lo. - O Universo contém bilhões de galáxias, como esta que estamos vendo na imagem. Cada galáxia pode conter bilhões de estrelas, planetas circundando algumas delas, além de poeira e gás. - Aqui vemos uma nuvem degás, onde algumas estrelas estão se formando. Algumas já nasceram, e sua luz é refletida pela nuvem. Veremos que o Sol, que é uma estrela, também se formou a partir de uma nuvem, assim como todo o nosso sistema solar. - As estrelas emitem luz própria, mas os planetas e asteróides apenas recebem esta luz e refletem uma parte de volta ao espaço. - Podemos ver isso muito bem nesta imagem do beloplaneta Saturno, onde vemos o lado iluminado pelo Sol, e o lado não iluminado, que forma até uma sombra. Neste lado não iluminado é noite em Saturno! - Parecemos pequeninos da vastidão do Universo, e o nosso planeta seria como um grãozinho de areia na praia! - Nosso planeta é especial, pois nele foi possível o surgimento da vida. Um fator importante para a vida é a água. 70 por cento da superfície daTerra é coberta de água. Haveria vida em outros planetas?
1

- Bem, ninguém sabe ainda, mas muitos cientistas estão procurando. - Os cientistas também procuram entender o movimento, a formação e a evolução (transformação) dos astros. Nesta apresentação vamos mostrar um pouco do que os cientistas já sabem sobre isto. - Mas antes, vamos dar uma passadinha no nosso caderno de anotaçõescientíficas, pois precisamos aprender sobre um conceito muito importante. - A gravidade! - Calma pessoal. Na astronomia, “gravidade” não é nada grave, quer dizer a “força da gravidade”. É uma força da natureza que puxa todas as coisas em direção ao centro da Terra. - Veja como a gravidade puxa a bolinha de volta à Terra. No primeiro caso (não tente essa, é perigosa!), basta soltar a bolinha sem fazer nenhumaforça, e ela é puxada (cai) para baixo. E mesmo que você a jogue com muita força, a bolinha volta ao chão. Note que nestes casos, a bolinha faz uma “curva”. - Se não existisse a força da gravidade, a bolinha seguiria numa linha reta para o espaço e não voltaria! E no caso da menina no precipício, ao soltar a bolinha, ela ficaria parada no mesmo lugar, “flutuando”! Mas o que tem isso a ver com asórbitas dos planetas em torno do Sol? - Para entender isso, vamos ver a simulação do supercanhão.
2

- Vamos imaginar um canhão gigantesco na superfície da Terra. Não existe um canhão assim, mas podemos imaginá-lo, não é mesmo? - No começo, vamos ativar nosso canhão com uma certa energia, e a bala de canhão vai sair com uma certa velocidade. - Vamos colocar mais energia e ver o que acontece. -E mais energia! - Vemos que a bala de canhão entrou em órbita em torno da Terra!
-

Na verdade, existem vários tipos de órbitas. Existem as “órbitas fechadas”, onde os satélites ficam girando em sempre em torno da Terra, e as “abertas”, onde a nave “escapa” da Terra. Isso quer dizer que se dermos velocidade suficiente a um objeto qualquer (pode ser a nossa bolinha ou um foguete!), ele pode“escapar” da Terra e não mais retornar! Para “escapar” da Terra, ou seja, atingir uma órbita aberta, é necessário cerca de 40 mil e 300 km por hora! E quanto maior o planeta, mais velocidade é necessária para “escapar” do mesmo.

- Bem, quem descobriu isso foi um cientista chamado Isaac Newton, que escreveu em 1687 um livro muito importante, chamado Princípios Matemáticos da Filosofia Natural. Aoobservar a queda de uma maçã, ele compreendeu que a força da gravidade era a responsável também pelas órbitas da Lua em torno da Terra e dos planetas em torno do Sol. Na verdade, o movimento de todos os astros no Universo é devido à força da
3

gravidade! - Assim, no espaço, os planetas se movem em órbitas em torno do Sol. Usamos o computador para desenhar as órbitas, mas essas linhas não...
tracking img