Desenvolvimento pessoal e profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Desenvolvimento Pessoal e Profissional

INTRODUÇÃO

Ao se ingressar no curso de Administração, muitos estudantes não tem clareza sobre o perfil deste tipo de profissional e se enganam pela ilusão ou estereotipo formado sobre o administrador como um gerente. O objetivo deste trabalho é apresentar em linhas gerais o perfil profissional doadministrador, as exigências do mercado de trabalho e como se organizar para se inserir nele.

1 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRESENTES NO CENARIO GLOBAL

Por se tratar de uma área ampla, a Administração pode oferecer um leque de opções ao profissional que busca esse tipo de formação: finanças, setor administrativo, vendas, marketing. Pela abrangência na formação este profissional podetambém formar outros profissionais dentro de uma empresa, descobrir lideranças e gerenciar talentos que podem se converter em benefícios para o mercado de trabalho.

A formação do administrador é essencial, porém não o bastante para abarcar os desafios que surgem ao longo da profissão. A atualização profissional por meio de cursos, seminários, formações complementares o ajudam a perceber aatualidade, refletir sobre os problemas e encontrar soluções que sejam coerentes. Dessa forma, este profissional se torna essencial para as empresas. De acordo com Maximiniano (2006):

As Organizações quando são bem administradas exercem influencia sobre a qualidade de vida da sociedade. Por isso, Administradores competentes são recursos sociais importantes. A predominância dasorganizações e sua importância para a sociedade moderna, bem como a necessidade de administradores competentes, justificam e fundamentam o desenvolvimento e o estudo da Teoria da Administração.

São inúmeras as possibilidades de atuação profissional ante as necessidades empresariais. No entanto, o desafio reside no fato de este profissional não apenas se formar e sim entrar para omercado de trabalho oferecendo um diferencial que o faça se destacar. A soma de competências no profissional de administração e sua formação serão capazes de fazer com que sejam extrapolados o tempo de formado e o cargo exercido fazendo com que este profissional se destaque em relação aos outros e consiga crescer dentro de uma empresa. A garantia de crescimento vem, portanto, da capacidade de mostrarsuas habilidades em gerenciar situações problemas. Ou seja, com isso, um profissional recém formado pode alcançar oportunidades no mercado de trabalho maiores que um profissional já formado há anos desde que saiba demonstrar suas habilidades dentro da empresa.

2 O PROFISSIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM OS OUTROS

Seguindo o processo de globalização nas mais diferentes áreasda vida humana, a partir de um mundo que busca a satisfação individual, a promoção da pessoa humana, com os processos de evolução tecnológica e reestruturação das empresas, o mercado de trabalho tem buscado cada vez mais pessoas que possuam talentos e tentado retê-las dentro das empresas, afim de que possam desenvolver talentos e descobrirem lideranças, preservando a individualidade e tentandoaumentar a auto-estima de funcionários, bem como sua motivação para o trabalho.

O desenvolvimento de competências, habilidades é hoje o foco de todas as profissões, em busca da plena satisfação e capacitação profissional, buscando aplicar o máximo de qualidade aos seus trabalhos, afinal, a busca por perfis profissionais que atendam a demanda de um exigente mercado globalizado é cada vezmais frequente. Muitas vezes não se contrata apenas pelo perfil apresentado no curriculum, mas pela capacidade que a pessoa tem de desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível, demonstrando eficiência, produtividade e qualidade.

Exige-se, evidentemente, estudo básico – para alguns casos, nível superior com especialização, cursos afins à área de trabalho, línguas e outros...
tracking img