Desenvolvimento pessoal e proficional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1763 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Confira 6 maneiras práticas de banir o sedentarismo

Passar horas seguidas sentado em frente a um computador não é saudável, principalmente se o estilo de vida for combinado a hábitos sedentários. É importante aproveitar cada momento do dia para colocar o corpo em movimento.
1° Movimente-se ao telefone - prefira falar ao celular ou aparelhos sem fio para que, enquanto mantém a conversa, possaficar em pé ou caminhar.
2°Ocupe-se após as refeições - depois de almoçar, arrume algo para fazer que te obrigue a caminhar um pouco. Os níveis de gordura na corrente sanguínea são mais altos depois das refeições e fazer exercícios leves neste período estimula o metabolismo.
3°Opte pelos assentos próximos ao balcão - em vez de escolher cadeiras e mesas, prefira se acomodar no banco em frente aobar. Desta forma, as pernas ainda farão algum esforço para sustentar parte do peso do corpo.
4°Deixe o assento em casa - se você vai passear em um parque, não leve cadeira. Sem ter lugar para sentar, vai acabar ficando mais tempo em pé e caminhar mais.
5°Faça coisas pessoalmente - em vez de usar telefone e e-mail para se comunicar com colegas de trabalho, vá até a mesa da pessoa e conversepessoalmente.
6°Crie múltiplas estações de trabalho - mesmo que seja em uma mesma mesa, dividir os assuntos de trabalho obrigará você a se esticar e se mover para alcançar cada item. Se conseguir distribuir os objetos ao redor da mesa, conseguirá ainda mais movimento.

2° Como evitar o Sedentarismo?
Pessoas que são sedentárias são aquelas pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente epor isso acabam afetando sua saúde. O número de pessoas sedentárias aumenta cada vez mais, muitos só ficam no sofá comendo, no computador, não realizam nenhuma atividade diária em casa, tampouco as atividades da caminhada, esportes físicos.

Se você é uma pessoa sedentária deve tomar bastante cuidado, pois pessoas sedentárias têm um grande risco em ter pressão alta, diabetes, obesidade, problemasrespiratórios, infarto, entre outros. Muitas cidades realizam programas para pessoas sedentárias nas praças, com profissionais especializados a auxiliar as pessoas a fazerem exercícios físicos. Com isso vão melhorando sua saúde, uma vez que você começa a fazer exercícios não devem parar visto que a atividade física regular ajuda para um envelhecimento saudável e todos deveriam praticar exercíciosfísicos, pois isso é uma necessidade básica de cada pessoa.

No entanto, se você é sedentário e quer começar a fazer exercícios físicos é de extrema importância procurar um médico antes de começar qualquer atividade física e nunca realizar atividade física sem orientação, assim você evita problemas futuros e problemas no decorrer da atividade física como um enfarte por exemplo.
Dentre asatividades que um médico poderá lhe indicar estão: pedalar, nadar, caminhar diariamente, correr, jogar futebol, fazer exercícios com peso, fazer academia, e assim melhorar a qualidade de vida, fazendo atividades diárias.

Sedentarismo
O sedentarismo é considerado uma doença, que afeta muitas pessoas nos dias de hoje, principalmente pela modernização de algumas áreas profissionais, pois as pessoas setornam acomodadas para evitar qualquer tipo de esforço físico.

Felizmente, existem alternativas fáceis que podem solucionar esse problema e trazer um resultado 
positivo para o bem-estar.

Algumas atividades diárias, principalmente feitas por donas de casa (lavar, cozinhar, limpar, 
passar, etc) aparentemente concentram o mesmo esforço de um esportista, porém é uma 
falsa impressão.Estudos revelam que essas pessoas se comparam a uma que trabalha 
durante o dia inteiro em um escritório (quase uma sedentária). Sem dúvida os movimentos 
do corpo são equivalentes, mas a capacidade cardio-respiratória do organismo não tem 
gerado nenhuma alteração.

Posso me considerar um sedentário?
Você pode se considerar um sedentário, a partir do momento que você não estiver disposto a ...
tracking img