Desenvolvimento pessoal e proficional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A gestão financeira consiste no planeamento, análise, e tomada de decisões relacionadas com a gestão do dinheiro. Uma boa gestão do orçamento familiar resulta assim de um equilíbrio entras as receitas e as despesas, ou seja, entre o que se ganha e o que se gasta.
Uma administração saudável das finanças pessoais é essencial para que se atinja esse equilíbrio. Por essa razão, cadafamília deve começar por identificar onde gasta o dinheiro e eliminar o desperdício financeiro, de forma a aumentar o seu rendimento disponível, para a realização dos seus projetos. Muitos de nós não temos ideia do dinheiro gasto em coisas supérfluas.
Gerir bem as finanças pessoais não significa ganhar mais, mas sim fazer uma distribuição melhor de onde se gasta o dinheiro.
Além das grandesdespesas como a prestação da casa ou do carro, é também importante estar atento às pequenas despesas da família. Embora, à partida, pareçam insignificantes, tudo somado pode acabar por representar uma grande fatia do orçamento familiar que, por vezes, pode estar a ser um travão para a realização de alguns projetos e objetivos, ou simplesmente para se ter uma vida mais desafogada.
Para conseguircontrolar estas pequenas despesas é vital fazer, mensalmente, uma listagem de todas as contas pagas, chegado ao fim do mês, saiba exatamente onde está a gastar o dinheiro.
Para qualquer plano de gestão financeira funcionar, há primeiro que tudo, saber onde e quando gastamos o nosso dinheiro. Depois de saber claramente onde gasta o seu dinheiro, eventualmente realizando este exercício ao longo de trêsmeses, poderá analisar em média quanto gasta em refeições, diversão, transportes, empréstimos, energia, etc., poderá facilmente identificar despesas inúteis, as quais facilmente poderá evitar e riscar do seu orçamento.
É importante que comece a analisar as suas despesas mensais. Dessa forma poderá conseguir identificar um eventual desperdício financeiro e, assim, reduzir as despesasdesnecessárias.
A melhora da condição financeira, tal como a melhora da condição física, é um processo que ocorre ao longo do tempo com a dedicação do “atleta”.
Se o conceito é similar, o método de trabalho também apresenta pontos em comum. Medição do peso, altura, índice de massa corporal e realização de um teste ergométrico ajudam a conhecer melhor a condição física do “atleta”. No caso de finançaspessoais, existem também alguns índices que podem ser monitorados para acompanhar a saúde financeira, para bater uma fotografia das finanças do atleta na data inicial do trabalho de planejamento financeiro.
O momento melhor para tirar esta fotografia financeira é o inicio do mês. E essa avaliação deverá ser repetida por pelo menos três meses, assim você terá dadas bem concretos dos seus gastos.
Quandopensamos em planejamento, associamos a uma lista enorme de desafios, e temos medo.
O planejamento financeiro tem uma interpretação muito deturpada, onde achamos que iremos nos aprisionar perdendo nossa liberdade.
Quando nossa mente for assombrada por essa idéia devemos nos perguntar:
Elaborar um planejamento que ajude a realizar seus sonhos é uma coisa negativa?
Uma sensação de tranqüilidadede total controle sobre seu dinheiro te prejudica?
A partir das respostas devemos ter decisões financeiras:
Decisão de investir;
Decisão de financiar.

ORÇAMENTO FAMILIAR
O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas".
O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa.
O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.
Aelaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.
Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família são o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte.
É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.
Como fazer:
1....
tracking img