Sistemas operacionais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1597 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Operacional e arquitetura de computadores influenciaram-se mutuamente. O SO surgiu da necessidade de aproveitamento do hardware. Em determinados momentos, alterações no hardware foram necessárias para facilitar o projeto de um determinado sistema. O surgimento de novas facilidades de hardware propiciou melhor desenvolvimento de SOs, mais complexos e eficientes .
A evolução dos SOs está,em grande parte, relacionada ao desenvolvimento de equipamentos cada vez mais velozes, compactos e de custos baixos, e à necessidade de aproveitamento e controle desses recursos.

Primeira fase (1945-1955)

Os primeiros computadores digitais surgiram na II Guerra Mundial. Eles eram formados por milhares de válvulas e ocupavam áreas enormes, sendo de funcionamento lento e não confiável. Oprimeiro computador digital de propósito geral foi o ENIAC (Eletronic Numerical Integration and Computer). Sua estrutura possuía válvulas, capacitores, resistores, pesava 30 toneladas, e ele realizava 5 mil adições por segundo.
Para trabalhar nessas máquinas, era necessário conhecer profundamente o funcionamento do hardware, pois a programação era feita em painéis, por meio de fios, e em linguagem demáquina. Existia um grupo de pessoas que projetava, construía, programava, operava e realiza a manutenção nestes computadores. Nesta fase não existia o conceito de Sistema Operacional e nem de linguagem de programação.

Segunda Fase (1956-1965)

A criação do transistor e das memórias magnéticas contribui para o enorme avanço dos computadores da época. O transistor permitiu o aumento davelocidade e da confiabilidade do processamento, e as memórias magnéticas permitiram o acesso mais rápido aos dados, maior capacidade de armazenamento e computadores menores.
Com o surgimento das primeiras linguagens de programação, como Assembly e Fortran, os programas deixaram de ser feitos diretamente no hardware, o que facilitou o processo de desenvolvimento de programas. Os primeiros Sistemasoperacionais surgiram, justamente, para tentar automatizar as tarefas manuais até então utilizadas.
Para otimizar a entrada de programas, surgiram as máquinas leitoras de cartão perfurado que aceleravam muito a entrada de dados. Os programadores deveriam então escrever seus programas e transcreve-los em cartão perfurados. Cada programa e seus respectivos dados eram organizados em conjuntos denominadosjobs que poderiam ser processados da seguinte forma. Os vários jobs de diferentes usuários eram lidos por um computador, como o IBM 1401, que gravava os dados em uma fita magnética. Depois de aproximadamente 1 hora de coleta do lote de jobs, a fita era rebobinada e levada por um operador (pessoa) para a sala de máquina. Na sala de máquina, estava o computador que era adequado para cálculosnuméricos, como o IBM 7094. Este computador era mais caro do que o 1401. O operador, então, montava a fita magnética em um drive de fita de entrada e carregava um programa (o ancestral dos SOs de hoje) no 7094, o qual lia o primeiro job da fita, o executava e a saída era escrita em uma segunda fita (drive de saída). Depois de cada job ter terminado, o SO lia o próximo job e o executava. Depois de todo olote de jobs ter sido lido e executado, o operador levava a fita de saída para um outro computador 1401 o qual imprimia as saídas dos Jobs.



Um Sistema de processamento em lote (batch)
Apesar da natureza seqüencial do processamento, para os usuários era como se um lote de jobs fosse processado a cada vez, originando o termo Processamento em Lote (Batch Processing). Com o ProcessamentoBatch, um grupo de programas era submetido de uma só vez, o que diminuía o tempo existente entre a execução dos programas, permitindo o melhor uso do processador.
Os SOs passaram e ter seu próprio conjunto de rotinas para operações de Entrada/Saída (Input/Output Control System " IOCS), o que veio a facilitar bastante o processo de programação. O IOCS eliminou a necessidade dos programadores...
tracking img