Desenvolvimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1719 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Visão sistêmica da Organização – Conceitos preliminares
• Missão
Define quem você é e o que faz. Comunica o propósito do seu negócio.
Propósito ou Missão: missão vem do latim “mittere”, que significa “arremessar, soltar ou enviar”; propósito também vem do latim, originalmente “proponere” significa “declarar”: O QUE ESTAMOS AQUI PARA FAZER JUNTOS?

• Visão
É a aspiração, o que a empresapretende ser, realizar e criar. Algo cuja consecução exigirá mudanças e avanços significativos.

• Valores
É o conjunto de princípios norteadores permanentes, de relevância para o pessoal interno da empresa.

Desenvolvimento Organizacional
1. Conceito
São vários os conceitos encontrados sobre Desenvolvimento Organizacional (D.O.):
 “D.O é um esforço de longo prazo, liderado e apoiado pelaalta administração, para melhorar os processos de visão, envolvimento, aprendizagem e resolução de problemas, através do gerenciamento contínuo e cooperativo da cultura organizacional – em ênfase especial na cultura das equipes formais de trabalho e outras configurações de equipes – utilizando o papel de consultor-facilitador, teorias e técnicas da ciência comportamental aplicada, incluindo apesquisa-ação”. (French e Bell)

2. Origem
Surgiu na década de 60, como um conjunto de idéias de diversos autores, a respeito do homem, grupo social, da organização e do ambiente com objetivo de propiciar o crescimento e desenvolvimento organizacional. Essas 4 variáveis são tratadas de forma interdependente e inter-relacionadas.

A sua origem pode ser atribuída a:
- dificuldade em seoperacionalizar os conceitos das diversas teorias sobre a organização, cada qual trazendo uma abordagem diferente e, muitas vezes conflitante.
- O aprofundamento dos estudos sobre a motivação humana e a sua influência na dinâmica das organizações. As teorias sobre a motivação demonstraram a necessidade de uma nova forma de administrar.
- Criação do National Training Laboratory (N.T.L.) de Bethel (1947) e asprimeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo. As técnicas de laboratórios feitas sobre o Treinamento da Sensitividade visavam melhorar o comportamento de grupo
- A publicação do livro T-Group Theory and a Laboratory Methods, Leland Bradford, psicólogo no NTL, expõe suas pesquisas sobre T-Group, os resultados com o treinamento da sensitividade e as possibilidades de umaaplicação dentro das organizações.
- A pluralidade de mudanças no mundo.
- A fusão do estudo da estrutura com o estudo do comportamento, integrado por um tratamento sistêmico.

3. Premissas dos Autores de D.O.
3.1. Conceito de Organização
Os autores de D.O. têm como abordagem um sistema orgânico.
Mecânicos Orgânicos
Baseiam-se em relações de autoridade e obediência Confiança mútua
Ênfasenos indivíduos e cargos Ênfase nos relacionamentos entre e dentro dos grupos
Divisão rígida do trabalho e supervisão hierárquica Encorajar participação em grupos e responsabilidade
Soluções de conflito por meio de repressão, arbitragem ou hostilidade Soluções de conflito através de negociação ou de soluções de problemas.
Rígida adesão à delegação e à responsabilidade dividida. Interdependência eresponsabilidade compartilhada.
Tomada de decisões é centralizada Tomada de decisões é descentralizada.
Controles rigidamente centralizados Amplo compartilhamento de responsabilidade e de controle.
Livro: Teoria Geral da Administração, Chiavenato

3.2. Cultura Organizacional
Cultura Organizacional é um conjunto de crenças, expectativas, valores e maneiras de fazer as coisas que, conscienteou inconscientemente, cada organização vai adotando e acumulando ao longo do tempo e que passa a condicionar fortemente o pensamento e o comportamento dos seus membros.

3.3. Clima Organizacional
Clima organizacional constitui o meio interno de uma organização, a atmosfera psicológica característica de cada organização.
O Clima resulta de um complexo envolvimento de componentes relacionados...
tracking img