Desenvolvimento na china

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Jacareí


Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China


Na China o desenvolvimento econômico começou há cerca de 20 anos, nos últimos anos tem sido alvo de muitosinvestimentos de diversas partes do mundo pelos mais distintos motivos econômicos, destacando-se os investimentos realizados no país com o objetivo de reduzir custos produtivos e aperfeiçoar acompetitividade. Apesar do não interesse do capital internacional, o governo chinês buscou abrir sua economia de maneira cuidadosa, evitando capital especulativo e procurando destinar os investimentosestrangeiros de acordo com os seus planos de modernização de sua economia. A china é uma das economias que mais crescem no mundo e a media de crescimento nos últimos anos é quase 10% tornando-se a segundamaior economia do mundo, ela é o terceiro maior país do mundo somente superado em relação a sua área pela Rússia e pelo Canadá. Os termos de produto interno bruto da economia da China são de 70%, éderivada do setor secundário e terciário, e a economia do setor público é dominada por grandes estatais que atuam nas áreas de utilidade pública e indústria pesada.


Devido o controle governamentaldos salários e regras trabalhista as empresas chinesas têm um custo reduzido com mão-de-obra fazendo seus produtos serem os mais baratos do mundo.


A burocracia chinesa está presente desde o sistemapolítico e jurídico do estado chinês e segue no modelo estabelecido como regra para investimentos estrangeiros no país. Recentemente duas empresas brasileiras, Marcopolo e Embraer sentiram na “pele”os efeitos dessas barreiras, essas empresas pretendiam se instalar no país com o objetivo de produzir seus produtos e comercializá-los também no mercado local, mas para tantos teriam que se associar aum investidor local em cotas de 50% para ambos, esta é uma regra comum para investidores que pretendem não só produzir como explorar comercialmente o mercado local chinês.


Um dos fatores...
tracking img