Desenvolvimento multilateral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O desenvolvimento multilateral é a base do treinamento em longo prazo e abrange as idades de 06 a 14 anos de idade. As crianças devem desenvolver o máximo de habilidades motoras fundamentais antesde começarem a treinar em determinado esporte. Esse tipo Bola". As crianças se tornam extremamente bem coordenadas e adquirem habilidades fundamentais com, correr, saltar, arremessar, rolar, darcambalhotas e equilibrar-se, consequentemente tendo sucesso em muitas modalidades individuais e coletivas.

Se tivermos interesse no desenvolvimento de atletas bem-sucedidos de alto-rendimento devemosassegurar o atraso da especialização e sacrificar os resultados esportivos a curto prazo e assim evitar a especialização precoce.

O encorajamento de jovens atletas a desenvolverem aptidões ehabilidades motoras de que precisam para o sucesso na modalidade esportiva escolhida deve conter: exercícios de baixa intensidade para desenvolvimento da capacidade aeróbica eanaeróbica, resistência muscular, da força, da velocidade, da potencia, da agilidade, da coordenação e da flexibilidade. 
A fase mais importante do desenvolvimento da coordenação coincide com a iniciação esportiva. Nessa fase osganhos são rápidos e independe da criança participar de programas organizados ou apenas brincar  em interação com outras crianças.
As crianças que tem a oportunidade de participar de várias atividadesconseguem maiores ganhos do que aquelas que participam de apenas uma modalidade de forma específica. Essa fase, chamada de treinamento multilateral, expõem as crianças a diversas habilidadesmotoras, através de jogos, brincadeiras, revezamentos e outros exercícios que enriquecem e melhoram a coordenação motora, desenvolvendo movimentos e aptidões básicas.
Apresentarei algumas diretrizes quepode ajudar na elaboração de programas de treinamentos adequados para o estágio de iniciação esportiva (6 a 10 anos):
Enfatizar o desenvolvimento multilateral;
Adequar o tempo para aquisição de...
tracking img