A importancia da diplomacia multilateral para o desenvolvimento de angola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ofélia D. Assis Guimbi
A Importância da diplomacia multilateral para o desenvolvimento de Angola







Trabalho apresentado no Departamento de Relações
Internacionais na Universidade Técnica de Angola
para a obtenção do grau de Licenciado
Sob a orientação do Professor Mestre Raimundo
Imbuambua CapitãoAgradecimentos

Como nada na vida é fruto exclusivamente do trabalho de uma só pessoa, esta monográfia, sem dúvidas, resulta do contributo de várias pessoas na qual quero expressar a minha imensa gratidão e carinho a todos aqueles que me acompanharam nestes quatro anos de descobertas e aprendizagem bem como as instituições que me deram suporte:Aos meus queridos pais Januário Guimbi e Teresa Guimbi, aos meus queridos Mónica Guimbi, Mawete Guimbi e Lurdes Antonio pelo todo apoio dado.

Agradeço ao meu paciente Orientador Raimundo Capitão, pela confiança depositada e pelo seu apoio, tolerância e perseverança que acompanhou os momentos desta pesquisa e pela sua receptibilidade e disponibilidade incondicional apresentada, pelo seu estímulopara enfrentar os desafios que surgiram no decorrer deste trabalho de investigação.

Aos Funcionários do Ministério dos Petróleos, Dona Xana, Dona Margarida, Sr. Dino o meu muito obrigado.

Aos meus amigos, colegas de turma e a outros que tive a oportunidade de conhecer, conviver e compartilhar ideias: Luzia Adão, Francisco Domingos, Zenilton Bernado, Paul Odogbo, Emanuel Catumbela, Kussy Setas,José Ferreira, Paulo Miranda, Tim Redrgrave, e Nigel Hutchinson.

A todos mencionados, assim como outros não mencionados que contribuíram directa ou indirectamente para a materialização desta dissertação o meu reiterado agradecimento.

N´gassakidila*
*Obrigado.








Dedicatória

Dedico este trabalho primeiramente a Deus, pois sem Ele, nada seria possível e nãoestaríamos aqui reunidos, desfrutando, juntos, destes momentos que nos são tão importantes.
Aos meus pais Januário e Teresa Guimbi; pelo esforço, dedicação e compreensão, em todos os momentos desta e de outras caminhadas.

















Durante este trabalho...
As dificuldades não foram poucas...
Os desafios foram muitos...
Os obstáculos,muitas vezes, pareciam intransponíveis.
Muitas vezes nos sentimos só, e, assim, o estivemos...
O desânimo quis contagiar, porém, a garra e a tenacidade foram mais fortes, sobrepondo esse sentimento, fazendo-nos seguir a caminhada, apesar da sinuosidade do caminho.
Agora, ao olharmos para trás, a sensação do dever cumprido se faz presente e podemos constatar que as noites de sono perdidas, as viagense visitas realizadas; o cansaço dos encontros, os longos tempos de leitura, digitação, discussão; a ansiedade em querer fazer e a angústia de muitas vezes não o conseguir, por problemas estruturais; não foram em vão.
Aqui estamos, como sobreviventes de uma longa batalha, porém, muito mais fortes e hábeis, com coragem suficiente para mudar a nossa postura, apesar de todos os percalços...
Quandouma criatura humana desperta para um grande sonho e sobre ele lança toda a força de sua alma, todo o universo conspira a seu favor
Como dizia Antoine Saint Exupèry em sua obra prima “O Pequeno Príncipe”:
“Foi o tempo que perdeste com a tua rosa, que fez a tua rosa tão importante.”



RESUMO
Ao elaborar este trabalho, tivemos como objectivo central identificar o papel da diplomacia nodesenvolvimento da República de Angola, em particular a importância comensurável da Diplomacia Multilateral, porquanto, a diplomacia se destaca como sendo o artificio e a prática de se guiar às relações entre os estados ou sujeitos de direito internacional. A diplomacia é um dos instrumentos da política externa indispensável no relacionamento entre os autores das relações internacionais, e, porque as...
tracking img