Desenvolvimento motor e cognitivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa

A criança desenvolve cada uma ao seu ritmo, é um processo inesgotável, que pode e deve ser incentivado pelos pais. Em termos de desenvolvimento não existem duas crianças iguais. No entanto terão que passar por todas as etapas do desenvolvimento sequencialmente, ou seja o seu bebé terá que se sentar antes de começar a andar. Este desenvolvimento estará directamente relacionadocom o grau de maturidade do seu cérebro. O sistema nervoso central, músculos e articulações  deverão ter atingido um grau de maturidade para que isso se possa tornar possível. A fala depende do crescimento e desenvolvimento dos músculos e do cérebro, o que só acontece apartir dos doze meses de vida. As meninas por norma começam a falar mais cedo que os meninos. Se estiver atento aperceber-se-á deque o desenvolvimento  é feito sempre da cabeça para os pés. Outro aspecto muito interessante é que nos primeiros anos de vida de uma  criança mais do que em qualquer outra idade aprendem mais, daí também a nossa responsabilidade como pais em ensiná-los e estimulá-los, de uma forma dedicada e paciente.



















INTRODUÇÃO

       Sabe-se que o desenvolvimento motor é o processo de mudanças no comportamento motor que envolve tanto a maturação do sistema nervoso central, quanto a interação com o ambiente e os estímulos dados durante o desenvolvimento da criança.
        O desenvolvimento motor é dependente da biologia, do comportamento e do ambiente e não apenas da maturação do sistema nervoso. Quando a criança nasce,o seu SNC ainda não está completamente desenvolvido. Ela percebe o mundo pelos sentidos e age sobre ele, criando uma interação que se modifica no decorrer do seu desenvolvimento. Deste modo, por meio de sua relação com o meio, o SNC se mantém em constante evolução, em um processo de aprendizagem que permite sua melhor adaptação ao meio em que vive.
        Cada criança apresenta seu padrãocaracterístico de desenvolvimento, visto que suas características inerentes sofrem a influência constante de uma cadeia de transações que se passam entre a criança e seu ambiente. Mesmo assim, existem características particulares que permitem uma avaliação grosseira do nível e da qualidade do desempenho.
        Um bom desenvolvimento motor repercute na vida futura da criança nos aspectos sociais,intelectuais e culturais, pois ao ter alguma dificuldade motora faz com que a criança se refugie do meio o qual não domina, conseqüentemente deixando de realizar ou realizando com pouca freqüência determinadas atividades.
        O desenvolvimento motor representa um aspecto do processo desenvolvimentista total e está intrinsecamente inter-relacionado às áreas cognitivas e afetivas do comportamentohumano, sendo influenciado por muitos fatores. A importância do desenvolvimento motor ideal não deve ser minimizada ou considerada como secundária em relação a outras áreas do desenvolvimento.        Atualmente, o desenvolvimento motor tem sido entendido como as mudanças que ocorrem num indivíduo desde a sua concepção até a sua morte.

Desenvolvimento Motor 0 - 3 anos
O desenvolvimento motor éo resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervoso central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não-aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. Somente em casos de extrema privação ou de algum tipo de distúrbio ou doença, esses comportamentos não sedesenvolverão.Durante o primeiro ano, a rapidez do desenvolvimento da criança é extraordinária. Ao nascer o bebê conta apenas com os reflexos hereditários, no entanto, ao final do primeiro ano, entre outros comportamentos, será capaz de colocar-se na posição de pé e caminhar alguns passos sem apoio, compreender o significado de várias palavras, obedecer ordens simples; como Não, Vem, Tchau, etc.Seria...
tracking img