Desenvolvimento local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL

DJANIRA MACHADO CHAVES

CRESCIMENTO DA CLASSE C NA SOCIEDADE

Araguaína
2012

DJANIRA MACHADO CHAVES

CRESCIMENTO DA CLASSE C NA SOCIEDADE

Trabalho apresentado à disciplina Psicologia social, Sociologia, Filosofia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.Profª. Lisnéia Rampazzo. Sergio Goes, Adarly Rosana, Márcia Bastos.

Araguaína- 2012

Araguaína
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. CONSUMIDORES DA CLASSE C 4

2.1 Qual o perfil destes consumidores.....................................................................5

2.1.1. Quais suascaracterísticas.............................................................................6

3. EVOLUÇÃO DA CLASSE C................................................................................6

4. CONCLUSÃO......................................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................8



* 1. INTRODUÇÃOA sociedade está evoluindo, pois com o surgimento da globalização o individuo tem mais acesso à informação
* 2. CONSUMIDORES DA CLASSE C
Os consumidores da classe C sabem o que querem, apesar de terem entrado no mercado consumidor há pouco tempo: buscam produtos e serviços que ofereçam adicionais para a saúde, pensam na sustentabilidade, adquirem dezenas de produtosalimentícios das mais variadas formas e sabores, buscam rapidez no atendimento e, claro, diversão. É o que mostra a pesquisa Brasil Food Trends 2020.
Com relação ao turismo, esse contingente quer visitar, no Brasil, as cidades das novelas e os destinos considerados “animados” - ou seja, aquelas localidades que além de estarem na televisão todos os dias, possuem pontos turísticosaltamente conhecidos, mas que proporcionem noite badalada e outras formas de curtição.
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, disse que “o grande desafio do setor é entender os hábitos desses consumidores”.
- E os agentes têm papel fundamental nessa questão.
Segundo o presidente da Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), José Eduardo Barbosa, o movimentoainda está em processo, e por isso muitas vezes os serviços não ficam adequados ao gosto do consumidor da classe C. Isso, diz ele, obriga a fazer pesquisas e adquirir os produtos por conta própria.
Nos últimos anos, tem se falado muito sobre a importância do consumo interno na economia nacional. De fato, o nosso mercado doméstico cresceu bastante, impulsionado pelo aumento do poderde compra da classe C, e é um dos principais responsáveis pelo bom momento econômico do Brasil.
Tudo começou com o Plano Real e a estabilização da moeda. As políticas de transferência de renda e os ganhos reais dos salários provocaram o ingresso de milhões de pessoas no mercado de consumo. Esse fenômeno tem gerado bons resultados, e os ganhos podem ser fantásticos se soubermosaproveitar essa oportunidade. Imaginem milhões de consumidores com renda e crédito começando a adquirir infinitos produtos que antes eram restritos às classes A e B, cujo consumo, a propósito, também cresce no Brasil.
Porém, em algumas classes sociais, o dinheiro chegou antes da educação, e isso é preocupante. O aumento da renda não foi, na maioria das vezes, decorrente da melhoria daqualificação. Para sermos uma nação forte, é importante que haja um consumo forte, mas consciente. Não é possível ser competitivo sem responsabilidade socioambiental.
A compreensão das características da nossa nova classe média brasileira é outro imenso desafio. Enquanto a classe A quer ser exclusiva, a nova classe C quer se incluir, deseja ir para onde todo mundo está. Aproveitando...
tracking img