Desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
DESENVOLVIMENTO continuidade e mudanças que um individuo sobre “do berço ao túmulo”.
* Maturação: mudanças desenvolvimentais no corpo ou no comportamento que resultam do processo de envelhecimento em vez da aprendizagem, lesões, doenças ou outras experiências de vida.
* Aprendizagem: mudança relativamente permanente no comportamento que resulta de uma experiência prática. Mudamos emresposta ao nosso ambiente.
Porque somos similares? Herança comum da espécie.
Para entender e descrever desenvolvimento, focar: padrões típicos de mudanças e variações individuais.
“A infância mostra o homem como a manhã mostra o dia”: eventos vividos na infância tem papel significativo para o futuro. Os primeiros 12 anos de vida são extremamente importantes (determinam adolescência e vida adulta)e as experiências que teremos mais tarde dependem de como vivemos esses períodos.
Desenvolvimento humano processo contínuo e cumulativo; a única constante é a mudança, e as mudanças que ocorrem em cada fase da vida tem importantes implicações para o futuro.
Influenciado por cultura (costumes, valores, crenças), mudanças sociais (eventos históricos, guerras, avanços tecnológicos) e causassociais (movimento feminista).
Cronologia do Desenvolvimento Humano:
Período pré-natal: concepção ao nascimento.
Infância: primeiros 2 anos de vida.
Período pré-escolar: dos 2 aos 6 anos de idade.
Meninice: dos 6 aos 12 (até o início da puberdade).
Adolescência: dos 12 anos aos 20 anos.
Adulto jovem: dos 20 aos 40 anos.
Meia-Idade: dos 40 aos 65 anos.
Velhice: a partir dos 65 anos.Plasticidade: capacidade de mudança em resposta a experiências de vida positivas ou negativas. É positivo que o desenvolvimento humano seja tão plástico, pois as crianças que tem um começo terrível podem ser auxiliadas a superar suas deficiências.
Crianças como inocentes e frágeis – enviá-las para escola para serem protegidas dos cptos selvagens dos adultos ensinar a elas habilidades como ler e escrever astransformaria em servos e trabalhadores que proveriam a sociedade com uma “boa força de trabalho”.
Perspectiva histórica da criança e Família: aspectos fundamentais para entender a relação com as crianças ao longo da história: transformações demográficas e modos de produção de vida.
Distribuição das fases da vida varia de acordo com a relação entre taxa de mortalidade x natalidade
Aumento dointeresse pela infância (ao longo do séc. 19) transformações sociais e econômicas.
Infância: “não é um intervalo cronológico natural, mas uma categoria constituída por um sistema normativo, que lhe atribui características, competência e funções precisas de acordo com o sistema de classificação das idades que cada sociedade associa a seu sistema valorativo próprio.” (Hansen)
* Em tempospré-modernos: crianças com pouco ou nenhum direito; vidas não valorizadas pelos familiares + velhos. Roma, Esparta e Cartago: treinavam as crianças para serem guerreiros, separando-as da família e tratando-as de modo violento, tbm as ofereciam para sacrifícios religiosos, vendiam-nas como escravas ou objeto sexual.
* Até séc. 17: noção de família surge a partir do séc. 15 e 16, cumprem uma função:assegurar a transmissão da vida, dos bens, oficio e dos nomes – ausência de afetividade. Péssimas condições gerais de saúde. Não havia diferença entre crianças e adultos. Trabalho infantil. Mães tinham uma criança por ano. Após desmame tardio (7 anos) a criança era inserida no mundo dos adultos – primeira idade é a infância até os 7 anos (enfant).
* A partir do séc. 18: família sai do coletivoque era +- no século 16, passando para uma vivência dentro da casa; organizadas hierarquicamente, com altas taxas de natalidade. Criança – novo papel preservação, disciplinada de acordou com a moral eclesiástica; de acordo com idade e sexo engajavam-se algum tipo de trabalho junto ao chefe da família. Começam a se preocupar com o aleitamento materno. No Brasil, roda dos expostos (1726 a 1950),...
tracking img