Petrobras trabalho rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Petrobras
O Sistema Petrobras encerrou o ano com o total de 2.519 empregados admitidos em território brasileiro, o que consolidou o atual efetivo em 76.919 empregados. Houve aumento de 3,6% em relação a 2008. Já o número de empregados de empresas prestadoras de serviços, no Brasil e no exterior, é 295.260. Nosso efetivo está distribuído entre as 56 profissões previstas no Plano de Cargos daPetrobras, que oferece vagas de níveis médio e superior. Praticamente 100% dos empregados do Sistema Petrobras no Brasil mantêm com a companhia relações de trabalho regidas por contratos por tempo indeterminado. Ao final de 2009, contávamos com 368 empregados vinculados à empresa por contratos por tempo determinado e 44 empregados por contratos especiais. Estes últimos não têm prazo definido, porémestão vinculados ao mandato ou tempo de exercício de algum dirigente da companhia.
A admissão de empregados no Sistema Petrobras é realizada por meio de processo seletivo público, sem qualquer discriminação do trabalhador por origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas, respeitando a Constituição Federal brasileira. No caso das Unidades de Negócio internacionais, a seleção dosempregados se dá por meio de entrevistas e de análise curricular. Além da contratação do efetivo no exterior respeitar a legislação de cada país, é uma prática nossa estimular a contratação de mão de obra local, ou seja, natural do país, inclusive para os cargos de gerência.
Atendendo ao princípio de promoção da igualdade, previsto em seu Código de Ética, a companhia oferece equidade de oportunidades detrabalho para todos os empregados, em suas políticas, práticas e procedimentos. A ascensão profissional na Petrobras, que inclui a indicação para os cargos de gerência, é fruto do mérito individual, medido pelo desempenho do profissional. Garantimos ao nosso empregado o direito de conhecer e estar representado na elaboração dos critérios de avaliação e de progressão funcional.
A rotatividade deempregados no Sistema Petrobras ficou abaixo da registrada em 2008. No ano, a taxa de rotatividade foi de 5,08%, incluindo empregados lotados em outros países, enquanto no ano anterior foi de 6,15%, medida sob os mesmos parâmetros. Se excluirmos a Área Internacional, teremos um percentual ainda menor, de 3,56%.
As maiores taxas de rotatividade no País ficaram distribuídas por gênero, entre homens(2,97%); por idade, entre pessoas até 25 anos (0,86%); e, por região brasileira, no Sudeste (2,37%)
Capacitção dos funcionarios
Capacitar os empregados faz parte dos investimentos da companhia, que incentiva a continuação de estudos, o aprimoramento de competências e o desenvolvimento de habilidades. Para alcançar esse objetivo, oferecemos mecanismos de treinamento e desenvolvimento aosempregados.
Um deles está previsto em nosso modelo de gestão de competências, aplicado a todos os empregados, distribuídos por cargo e função. Uma das competências individuais aplicada é a AprendizagemContínua e Compartilhamento do Conhecimento, que estimula a capacidade de buscar, apreender, aplicar e disseminar conhecimentos para o crescimento pessoal e organizacional, por meio da troca deexperiências.
A companhia conta com a Universidade Petrobras (UP) para o desenvolvimento e treinamento dos talentos e competências de todos os seus empregados. Para isso, a UP desenvolve parcerias com instituições educacionais do Brasil e do exterior e promove aulas presenciais ou educação à distância, por meio do Campus Virtual, da TV Digital e do Canal TV Universitária.
Conhecimento
Em 2009, continuamosa investir no desenvolvimento de práticas de gestão do conhecimento, voltadas ao nosso contexto de atuação, com base nos conhecimentos e experiências adquiridos pelas equipes no desempenho de nossas atividades. Diante dos novos cenários de desafios e com foco em inovação tecnológica e organizacional, a estratégia de gestão do conhecimento no biênio 2009-2010 busca aperfeiçoar a gestão...
tracking img