Desenvolvimento humano do adolescente e do idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2041 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Humano do Adolescente e do Idoso

Rafael de Paula

Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Trabalho apresentado como avaliação parcial para a disciplina Psi. 2316, Psicologia do Desenvolvimento III, ministrada pela Profª Ms.Luciana Novais de Oliveira.





Goiânia, 2012.

Resumo

O desenvolvimento humano é algo complexo , difícil de entender, pois hámuitas variáveis. O presente trabalho tem por objetivo fazer uma relação entre teoria e prática nessa área do conhecimento. Duas participantes fizeram parte do estudo, uma adolescente de 20 anos, que demonstrou estar numa escala normal do desenvolvimento para sua idade e uma idosa de 62 anos, que demonstrou que a terceira idade não é o fim da vida e muitas coisas ainda podem ser feitas.Palavras-chave: Desenvolvimento humano, adolescência, terceira idade.

Desenvolvimento Humano do Adolescente e do Idoso
Rafael de Paula
Pontifícia Universidade Católica de Goiás

A noção de desenvolvimento esta atrelada a uma continuidade de evolução. Em que nos caminharíamos ao longo de todo o ciclo vital. Essa evolução, nem sempre linear, se da em diversos compôs da existência, tais como afetivocognitivo, social e motor (Ribeiro, 2005).
Este caminhar continuo não é determinado apenas por processos de maturação biológicos ou genéticos. O meio é algo muito amplo, que envolve cultura, sociedade, praticas e interações. (Ribeiro,2005).
Na Psicologia do desenvolvimento, temos algumas perspectivas diversas. Para os teóricos Ambientalistas, entre eles Skinner e Watson, ascrianças nascem como tabulas rasas, que vão aprendendo tudo do ambiente por processo de imitação ou reforço. (Ribeiro,2005).
Para os teóricos Inatistas, como Chomsky, já nascemos com tudo que precisamos em nossa estrutura biológica para se desenvolver.Nada é aprendido no ambiente, e sim apenas disparado por este. (Ribeiro,2005).
Os construcionistas, tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento éconstruído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as aquisições com o meio. (Ribeiro, 2005).
Temos ainda uma abordagem Sociointeracionista , de Vygotsky, segundo o qual o desenvolvimento humano se da em relação nas trocas entre parceiros sociais, através de processo de interação e mediação. (Ribeiro, 2005).
Evolucionista é uma perspectiva influenciada pela teoria de Fodor,segundo o qual o desenvolvimento humano se da no desenvolvimento das características humanas e variações individuas como produto de uma interação de mecanismos genéticos e ecológicos, envolvendo experiências únicas de cada individuo desde antes do nascimento. (Ribeiro, 2005).
Ainda existe a visão de desenvolvimento Psicanalítica, em que temos como Expoentes Freud e Erikson, Tal perspectiva procuraentender o desenvolvimento humano a partir de motivações conscientes e inconscientes, focando seus conflitos internos durante a infância e pelo resto do ciclo vital. (Ribeiro,2005).
Na perspectiva Sócio-interacionista ,o teórico pretendia uma abordagem que buscasse a síntese do homem como ser biológico, histórico e social, Considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagemsempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio-historica e na interação do homem com outro no espaço social,Sua abordagem sócio-interacionista buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da historia do indivíduo (Vygotsky,1996)
Na perspectivaPsicanalítica a partir do século XX, Erikson começa a construir sua teoria psicossocial do desenvolvimento humano, repensou vários conceitos de Freud, sempre considerando o ser humano como um ser social, antes de tudo, um ser que vive em grupo e sofre pressão e a influencia deste.A partir desta consideração , Erikson formula sua teoria de forma a deixar duas importantes contribuições a...
tracking img