Idade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Características da Idade Moderna
IDADE MODERNA
A Idade moderna foi, essencialmente, um período de transição. Durante essa época confusa e contraditória, coexistiram resquícios do feudalismo com traços do nascente capitalismo. conviveram a intolerância, o fanatismo e o misticismo medie - vais, com o racionalismo e o espírito crítico e científico. O teocentrismo e o coletivismo feudais cediamlugar, lentamente,ao humanismo e ao individualismo burguês. Essa etapa registrou, na verdade,dois grandes movimentos de transformações; o primeiro deles é o que ocorreu em nível de estrutura socioeconômica das sociedades européias, nas quais se verifica a passagem do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista; o segundo é assinalado pela expansão marítima, comercial e colonialeuropéia, com os grandes descobrimentos e o início de um processo de europização do mundo. Essas transformações econômicas e sociais e seus reflexos no plano político e cultural-ideológico caracterizam a Idade Moderna como uma fase de transição do feudalismo para o capitalismo.
 A REVOLUÇÃO COMERCIAL
 Representou um conjunto de transformações socioeconômicas que assinalaram a passagem da economiafeudal (agrária, auto-suficiente, natural, estática,natural e voltada para o consumo) para a economia capitalista(mercantil,de trocas, monetárias, dinâmicas, urbanas e voltada para o lucro). A Revolução Comercial caracterizou a etapa de formação do sistema capitalista. Na fase do capitalismo comercial, to - das as atividades econômicas passaram a se desenvolver em função do mercado, e o comércio setornou a mola propulsora do progresso econômico. As transformações dessa fase atingiram, principalmente a esfera da circulação de riquezas, mas o acúmulo de capitais e a expansão dos mercados ocorridos ao longo dessa etapa criaram as condições básicas para a eclosão da Revolução Industrial, no século XVIII, e para a consolidação do modo de produção Capitalista, baseado no trabalho assalariado.Cracterísticas do "Capitalismo Comercial"
Acumulação Primitiva de Capital;
Transição do trabalho servil para o trabalho assalariado;
Desenvolvimento das manufaturas e gradual eliminação dos entraves corporativos (decadência das corporações de ofício);
Apropriação gradual dos meios de produção pela burguesia;
Desenvolvimento do crédito,(sistema bancário,mecanismos financeiros,seguros,cheques,companhias por ações e sistemas financeiros nacionais).
Expansão marítima e comercial da Europa;
Formação de impérios coloniais onde foi reintroduzido o trabalho escravo;
Crescimento extraordinário do comércio, com a formação de um mercado de proporções mundiais; Enorme fluxo de riquezas para a Europa; " Revolução dos Preços ".
A Expansão Marítima e Comercial da Europa
Fatores estruturais.
Asorigens da Revolução Comercial se encontram nas transformações ocorridas  na Europa a partir da Baixa Idade Média,com o progresso econômico,o renas cimento comercial e urbano, a formação da burguesia, etc.
A crise do século XV foi um fator determinante da expansão marítima e comercial, pois trouxe a necessidade de criar novos mercados fornecedores e consumidores, que dinamizassem a economiaeuropéia;
 A falta de metais preciosos para cunhar moedas de circulação geral também impedia a expansão do comércio e do nascente capitalismo;
 Os progressos técnicos foram fundamentais para possibilitar as grandes navegações: bússola, astrolábio, pólvora, aperfeiçoamento da caravela, utilização da vela latina,etc. O proselitismo religioso não pode ser desprezado como fator que influenciou a expansãoeuropéia, considerando as características ideológicas daquela época;
A centralização política, com a formação das Monarquias Nacionais e do Esta do Moderno foi uma condição básica para a expansão marítimo - comercial.
Fatores Conjunturais no final da Idade Média, o eixo econômico do mundo era oMar Mediterrâneo, controlado pela cidades italianas, que monopolizavam o comércio de especiarias com...
tracking img