Feminismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O feminismo nas Cidades

Muitos hoje diz que não existem mais movimentos feministas como antigamente. Realmente, as feministas não fazem mais passeatas, protestos e panfletagens, como as que foramfeitas, principalmente no inicio do século.
Porém, a ausência dessas manifestações não quer dizer que o feminismo acabou, entretanto, oque é feminismo?

O que é Feminismo?
O feminismo é ummovimento político e filosófico que visa equiparar os direitos entre os homens e mulheres e gerar uma vivência livre de padrões que beneficiaram somente um dos lados, no caso, leis e normas sociais quebeneficiaram os homens e prejudicaram as mulheres.
A partir dos anos 80, as feministas propuseram que o feminismo teria de examinar como a experiência feminina com a desigualdade tem relação com oracismo, homofobia, classicismo e colonização.
Femismo é o movimento que defende a igualdade dos direitos da mulher em muitas e diferenes situações, o movimento feminista remonta mais propriamente arevolução francesa, feminismo nos EUA e no reino unido.
Em 1837, fundou-se nos Estados Unidos a universidade feminina de Holyoke e, nesse mesmo ano, realizou-se em Nova York uma convenção de mulheres quese opunham à escravidão.
O abolicionismo foi, efetivamente, um dos temas centrais do desenvolvimento e consolidação do movimento feminista americano.
No Reino Unido, Mary Wollstonecraft publicou AVindication of the Rights of Women (1792; Reivindicação dos direitos das mulheres), obra em que exigia para as mulheres as mesmas oportunidades de que gozavam os homens na educação, no trabalho e napolítica.
Mas foi somente em meados do século XIX, graças aos esforços conjuntos de Barbara Leigh Smith e do filósofo e economista John Stuart Mill, que se criou um comitê do sufrágio feminino. Em1866, esse comitê apresentou ao Parlamento um projeto igualitário, que foi rejeitado.
Apesar dos êxitos parciais alcançados, o movimento sufragista britânico teve de esperar também o século XX para ver...
tracking img