Figura de linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




“Figura de linguagem”

As figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva à mensagem transmitida. É muito importante saber identificar as diversas figuras de linguagem, porque desta forma é possível compreender melhor diferentes textos. Compreender e saber usar figuras de estilo nos capacita a usar de forma maiseficaz a linguagem como fenômeno social e nos ajuda a enxergar o simbolismo de algumas conversas e obras escritas.




Significado de Metáfora.





O que é Metáfora:


Metáfora é uma figura de linguagem em que há o emprego de uma palavra ou uma expressão, em um sentido que não é muito comum, em uma relação de semelhança entre dois termos. Metáfora é um termo que no latim, "meta"significa “algo” e “phora” significa "sem sentido". Esta palavra foi trazida do grego onde metaphorá significa "mudança" e "transposição".
Metáfora é a comparação de palavras em que um termo substitui outro. É uma comparação abreviada em que o verbo não está expresso, mas subentendido. Por exemplo, dizer que um amigo "está forte como um touro". Obviamente que ele não se parece fisicamente com oanimal, mas está tão forte que faz lembrar um touro, comparando a força entre o animal e o indivíduo.

EXEMPLOS:
Metáfora: é a palavra ou expressão que produz sentidos figurados por meio de comparações implícitas. Ela pode dar um duplo sentido à frase. Com a ausência de uma conjunção comparativa.

• "Eu sou um poço de dor e amargura"
• "Sou um cachorro sem sentimentos"
• "Seus olhos são doisoceanos"
• "Cada fruto desta árvore é um pingo de ouro"
• "Meu pensamento é um rio subterrâneo" (Fernando Pessoa)
• "Fernando é um gato"
• "Essa menina é uma flor"
• "Esse menino é um filé"
• "É um ato de falta de grandeza desprezar o desejado pássaro depois que ele pousa em suas mãos" (Giuliano Fratin)
• "Em sua sincera dissimulação ele usou uma máscara feita com o molde de seupróprio rosto" (Giuliano Fratin)
• "Os Lenhadores da Ilusão jamais obterão êxito na floresta da minha verdade" (Giuliano Fratin)
• "Jamais deveriam ser asfaltados os bosques e campos floridos de um ingênuo coração" (Giuliano Fratin)






Significado de Metonímia.



O que é Metonímia:

Metonímia ou transnominação é uma figura de linguagem que consiste no emprego de um termo por outro,dada a relação de semelhança ou a possibilidade de associação entre eles. Por exemplo, "Palácio do Planalto" é usado como um metônimo (uma instância de metonímia) para representar a presidência do Brasil, por ser localizado lá o gabinete presidencial.

A metonímia é geralmente utilizada para a não repetição de palavras em textos. Como em entrevistas nas quais o entrevistado (ex.: Jorge Amado)pode tanto ser chamado pelo primeiro nome, pelo sobrenome ou pelo nome completo (ex.: Jorge declarou, Amado declarou, ou Jorge Amado declarou).

Na metonímia, um termo substitui outro não porque a nossa sensibilidade estabeleça uma relação de semelhança entre os elementos que esses termos designam (caso da metáfora), mas porque esses elementos têm, de fato, uma relação de dependência. Dizemosque, na metonímia, há uma relação de contigüidade entre sentido de um termo e o sentido do termo que o substitui. Contigüidade significa “proximidade”, “vizinhança”.

Uma palavra, em metonímia, pode ser substituída por uma que tem um significado parecido ou igual. Exemplos:

-comi um pacote de bala inteiro - continente pelo conteúdo: comi todas as balas que estavam no pacote -leio muito Jorgeamado - autor pela obra: leio muitas obras literárias de Jorge amado.

 A metonímia é uma difusão semântica. No eixo da extensão, um valor semântico transfere-se a outro, num espalhamento sêmico. Com isso, no eixo da intensidade, dá uma velocidade maior ao sentido, acelerando-o, pois, ao enunciar, por exemplo, um efeito, já se enuncia também a causa, suprimindo etapas enunciativas. Ao dar ao...
tracking img