Desenvolvimento embrionario vegetal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Logo apos a fecundação o zigoto começa a sofrer mitoses. Apos a primeira divisão, duas células sai formadas sendo que a mais perto da micrópila dará
Origem ao suspensor e a mais interna dará origemao embrião, o suspensor, que e um cordão de células, empurra o embrião em desenvolvimento para dentro do endosperma, participa da absorção dos nutrientes do embrião em desenvolvimento e produzproteínas que alguns embriões utilizam em épocas de rápido crescimento. Apos o desenvolvimento completo do embrião já não se observa mais o suspensor.
A célula mais interna também sofre varias mitosesformando o proembrião, que e uma massa de células completamente indiferenciadas e com alto poder de divisão. A medida que o embrião avança no seu desenvolvimento, observa-se o aparecimento de diferençasentre essas células como: densidade no protoplasto, vacuolização e posicionamento das células. Surge, assim, a primeira fase do embrião - Embrião Globular - observados os meristemas primários (tecidosembrionários com alto poder de divisão que originam todos os tecidos vegetais): protoderme (origina a epiderme), meristema fundamental (origina parênquima, colênquima e esclerenquima) e procâmbio(origina xilema e floema).
Na segunda fase do desenvolvimento embrionário - Embrião Cordiforme - ocorre o crescimento das laterais para o desenvolvimento dos cotiledones.
Na terceira e ultima fase - oEmbrião Torpedo - 0 desenvolvimento já esta completo, observando-se alem dos meristemas, os cotiledones completamente desenvolvidos e o eixo embrionário (com a plumula e o eixo hipocótilo-radícula).Obs.: A maneira como o desenvolvimento embrionário foi descrito não esgota a variedade de nuances encontradas no reino vegetal.
Durante os estágios iniciais da embriogênese, a divisão celular ocorreem todo o corpo do embrião em desenvolvimento. Apos o desenvolvimento completo deste embrião, a adição de novas células fica restrita as regiões do MAC (meristema apical do caule) e da Radícula -...
tracking img