Resenha - cultura um conceito antropologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Cultura um conceito antropológico

No livro Cultura. Um conceito antropológico o autor Roque de Barros Laraia analisa as diversidades nas sociedades culturais existentes, expondo o que háde comum entre as culturas, destacando os seus conceitos principais. Ele aponta que a cultura somente é criada a partir do natural e que o homem e a cultura se relacionam.
Laraia aborda, a naturezados homens é a mesma somente sua prática a cultura que os diferenciam, tornando-os estranhos uns aos outros. O homem está no meio de uma diversidade cultural imensa, tem a capacidade de criar eproduzir as mais diversas culturas, variados modos de viver, assim sendo, um ser individualizado diferente, porém único.
Em questão a diferenciação do determinismo biológico e geográfico, o autor colocaesta diferença cultural como um ponto de partida. Ele não consegue responder com clareza a está questão, apenas expõe que esses fatores não são determinantes, mas influentes na aculturação dosindivíduos. O comportamento de um indivíduo depende de um processo de aprendizado cultural, com assimilação de valores e experiências partirdo do nascimento de um indivíduo e completando com a morte, échamado endoculturação. Pessoas de sexos ou raças diferentes possuem comportamentos diferentes, não em função de transmissão genética ou do ambiente que vivem, mas pela educação diferenciada que cada umrecebe. A cultura determina a diferença de comportamento dos homens; é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer hábito adquirido pelo homem enquantomembro de uma sociedade.
A origem da cultura foi contínua e lenta acompanhando o desenvolvimento cerebral do homem. O conceito de cultura é apresentado como um sistema adaptado pelo biológico, e que osmodos sociais ligados à produção é o domínio mais elevado da cultura e que por fim os componentes ideológicos produzem um domínio sobre as diversidades da sociedade e do meio ambiente.

A cultura...
tracking img