Reino plantae

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (825 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Considerando o mecanismo de reprodução nas angiospermas, responda:

a) O que é polinização? Cite duas características de flores polinizadas pelo vento e pelos insetos.

R= Polinização é o aosexual das plantas espermatófitas, já que é através deste processo em que o gameta masculino pode alcançar e fecundar o gameta feminino. As flores que possuem polinização realizada por insetos(entomófila) apresentam: Perianto vistoso e colorido; nectários e/ou glândulas odoríferas. As flores que possuem polinização realizada pelo vento (anemófila) apresentam ausência de glândulas odoríferas enectários, grande produção de grãos de pólen e perianto não vistoso.

b) Descreva a dupla fecundação que ocorre no saco embrionário.

R= O tubo entra no saco embrionário germinado libertando osanterozoides. Um vai fundir-se com a oosfera, constituindo uma célula diploide, o ovo ou zigoto. O outro conjuga-se com os dois núcleos polares da célula central do saco embrionário germinado, formando onúcleo triploide da célula mãe do albúmen ou célula mãe do endosperma secundário.

c) Quais as partes da flor que originam as sementes e os frutos?

R= As sementes, os gametas. Os frutos, o ovário.2) O grão de pólen não é o gameta masculino de uma planta. Justifique essa afirmação.

R= Não é o gameta masculino da planta porque é no interior de um grão de pólen que se localiza um gametófitomasculino (microprótalo) imaturo. Quando esse atinge a flor, portadora de estrutura reprodutiva feminina (estilete, estigma e ovário), o microprótalo nele contido se desenvolve e forma o tubo polínicopor onde descem dois núcleos espermáticos. Um desses núcleos fecunda a oosfera (formando o embrião) e outro se funde aos núcleos polares no interior do óvulo, formando o albúmen (tecido nutritivotriploide).

3) Considerando as fases gametofítica e esporofítica que ocorrem no ciclo de vida das angiospermas, qual delas estaremos observando ao olhar para uma goiabeira adulta, em seu estágio...
tracking img