Teoria das cores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (433 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria das Cores aplicada à Interface homem -computador

A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface do utilizador, formada por software e hardware. Ela é utilizada, porexemplo, para a manipulação de periféricos de computadores e grandes máquinas como aviões e usinas hidrelétricas. As cores podem causar diferentes sensações em um ser humano. Nesse sentido, foi feito umestudo por parte de psicólogos onde eles associaram as cores a algumas sensações humanas. As cores chamadas quentes (vermelho, amarelo, laranja) foram associadas as sensações de agitação e euforia. Ascores chamadas frias (azul-turquesa, violeta, por exemplo) foram associadas a ambientes calmos.

As cores acromáticas (branco, azul, preto) podem adquirir caráter quente ou frio de acordo com acombinação utilizada sobre elas.

Vermelho

Essa cor causa um grande impacto emocional, sendo associada hoje em dia à vitória, paixão, amor, força, energia, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo,raiva.
Amarelo

É considerada uma cor incandescente, e imediatamente associada ao sol nos remete a associações como: verão, vida, serenidade, colheita, ouro e inovação.

Verde

O verdeautomaticamente se liga à natureza. Virou marca registrada nos movimentos ambientalistas por ser a cor da vegetação. É associada à vegetação, natureza, primavera, fertilidade, esperança e segurança.
AzulA cor azul é capaz de transmitir a sensação de espiritualidade, paz, estabilidade, espaço, mas também pode transmitir a sensação de frio, melancolia, depressão, mistério, obscenidade econservadorismo.

Branco

Dentre todas as cores é a que possui maior leveza. Muito utilizada nas margens de páginas, estabelecendo referência branca para as demais cores.


Preto

Ela é uma estimulante paraas demais cores, e se harmoniza muito bem com elas. É normal vermos conotações negativas para a cor, porém, sua conformidade e anatomia indiferenciadas fazem dela um padrão para diversas situações....
tracking img