O adolescente e a raiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meu trabalho não está em perfeita forma,
falta correções, grata.
[pic]






Rosana Aleixo RA: 0808150936






































O ADOLESCENTE E O SENTIMENTO DE RAIVA: UMA POSSÍVEL COMPREENSÃO.

































LEME/SP


NOVEMBRO/2010

















RosanaAleixo RA: 0808150936






















O ADOLESCENTE E O SENTIMENTO DE RAIVA: UMA POSSÍVEL COMPREENSÃO






















Trabalho de conclusão de estágio referente à disciplina de estágio em psicologia da saúde apresentado (à) Prof.ª HelenMozena.














LEME/SP


NOVEMBRO/2010





RESUMO:


Este trabalho é um estudo exploratório com a finalidade de entender como os adolescentes de um projeto do governo lidam com o sentimento de (raiva). Foram entrevistados 6 adolescentes de idade entre 14 á 18 anos de idade sendo utilizado um questionário com sete perguntas relacionadas ao sentimento de(raiva) baseados em histórias de vida do adolescente, ficando claro que o sentimento de (raiva) é normal e que cada adolescente administra a (raiva) com as ferramentas que possui.


Palavras Chave:








1. INTRODUÇÃO:

Conceitos Básicos
O presente trabalho é uma reflexão sobre a adolescência e o sentimento de (raiva)

Ter sentimentos de(raiva) é comum na adolescência, o problema é: como agir diante de um sentimento tão intenso.


Definir, conhecer ou compreender como adolescentes que freqüentam um projeto social lidam com a (raiva). Visto que a adolescência é uma fase em que os adolescentes parecem sempre estar querendo dizer algo, através das roupas, gestos, falas, postura ou humor. É (normal) um adolescente sentirraiva, o que estraga é o excesso de raiva e o que fazer com ela, e deixa claro que como outras fases do ser humano, e as mudanças que provem junto com esses sentimentos indesejados também passam.


A adolescência é uma fase de mutação, e ao deparar com acontecimentos do dia a dia, convivendo com adolescentes, e as atitudes tomadas em resposta a um sentimento (raiva) às vezes nos surpreendem,tendo conseqüências catastróficas. Como os processos básicos da adolescência envolvem as relações entre os indivíduos e os vários níveis do contexto no qual o mesmo está inserido. Até que ponto o sentimento de raiva pode ser destrutivo? Causando outros tipos de sentimentos e como lidar com esses sentimentos indesejáveis. Em contato com o pesquisado, foi possível entender diversas formas de lidarcom o sentimento de (raiva) e a forma como cada individuo lida com esse sentimento.













2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO:
A casa do adolescente I é uma instituição que abriga diariamente muitos adolescentes, de vários bairros da cidade. Tendo profissionais em áreas diferentes para a demanda. A instituição é uma casa com espaço insuficiente paraatender todos os propósitos.
Há necessidade de novos cursos, faltam funcionários. Também é extremamente importante que o município aprimore o conhecimento dos funcionários que lá se encontram, pois faz se necessário um curso de libras, sendo que na instituição freqüentam vários deficientes visuais.
Alguns funcionários conseguem realizar tarefas em todas as áreas dainstituição, porém não é correto deixar o próprio dever para ajudar no dever do outro. Apesar de ter poucos funcionários, estes são unidos. Outra limitação da instituição é a falta de veículo próprio ou do município à disposição da instituição. Sendo que em certos casos é necessário fazer uma visita aos pais de um determinado adolescente, conhecer o problema de perto, vivenciar se realmente existem...
tracking img