Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 - REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOS NACIONAIS........... 4
2.1.1 Título 1- DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL 4
2.1.2 NEOLIBERALISMO 4
2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5
3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5
3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5
3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6
3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9
APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11
ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO
Destacaremos no decorrer deste processo os pontos que norteiam os princípios e bases do desenvolvimento econômico local, bem como, suas vantagens e desvantagens quando não aplicado tendo como referência o desenvolvimento autossustentável e o bemestar dos seres humanos enquanto indivíduos interdependentes do meio ambiente em que vive e subsiste.
O desenvolvimento econômico local não é unicamente o desenvolvimento de uma determinada área ou localidade geográfica, pois a mesma área ou localidade pode se desenvolver autocraticamente, ou seja, sem diálogo, sem planejamento, sem a interação de uma coletividade trazendo sérios prejuízos para amesma, o que não nos interessa neste contexto. O que caracteriza o desenvolvimento econômico local é a atuação de seus indivíduos ou organizações no tocante ao planejamento dos diálogos, estratégias e decisões a serem tomadas na implementação dos objetivos (missão). Também vale se ressaltar aqui não apenas o processo econômico local em si como forma apenas de obtenção de recursos, lucros e geraçãode emprego, mas também a conscientização de seus atores quanto às responsabilidades de cada um no tocante a preservação dos meios pelo qual mantém sua própria subsistência fisiológica e econômica, bem como, suas implicações para com o meio ambiente tendo-se em vista que para se ter um bom aproveitamento econômico é imprescindível o cuidado para com o meio ambiente ou espaço geográfico em que vivemas pessoas beneficiarias deste referido desenvolvimento que podem trazer muitas implicações tanto de ordem econômica como de ordem social e ambiental.
Abordaremos também alguns aspectos do desenvolvimento econômico local quanto aos seus principais atores, experiências, a macro politica e os fatores ético-filosóficos de seus participantes.
2 - REESTRUTURAÇÃO CAPITALISTA E A CRISE DOS ESTADOSNACIONAIS

O fenômeno da reestruturação capitalista e a crise dos estados nacionais ocorridos a partir da década 1970 constituem-se em mudanças profundas que tiveram de ser realizadas tendo em vista o novo cenário pós-guerra, econômico e politico que inevitavelmente influenciaria os processos de desenvolvimento em curso no mundo e no Brasil. Tais processos ruíram e não conseguiram se auto suportar,pois os modelos de desenvolvimento e as praticas de planejamento econômico eram realizados de cima para baixo, ou seja, conduzidos pelo estado. O momento atual se resume em fortes transformações e turbulências e tomada de decisões por iniciativa dos gestores públicos, função esta antes desempenhada apenas pelo Estado. Aos poucos vamos observando cada vez mais participação não apenas dos gestores,mas também de outras organizações que se quer existiam e que atualmente contam com as mais variadas finalidades não apenas do primeiro setor, mas também do segundo e terceiro setor que participam coletivamente e democraticamente buscando soluções e iniciativas que possam resolver os problemas ou gargalos existentes dentro de uma coletividade. Estes atores se relacionam com a sociedade e com eleprocuram desenvolver projetos que visem a melhoria das condições de vida de uma população ou uma organização.
O município atual assume posições mais estratégicas e de grande complexidade e responsabilidade que antes era apenas atribuída ao Estado que hoje ocupa uma posição menos destacada do que antes. Tal fato se dá também pela democratização onde mais pessoas anseiam por mais participação...
tracking img