Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Desenvolvimento local pode ser compreendido como um novo paradigma no desenvolvimento regional atual, como afirma Bandeira (2004). Cada economia regional deve ser encarada como o resultado de suas atividades culturais e pelo contexto local, sujeitas às mudanças condicionadas pela história da região, e por outros aspectos sociais e institucionais específicos. Em outras palavras,esse novo paradigma defende que, diferentemente de desenvolver algum setor especifico da economia, deve concentrar suas ações num desenvolvimento voltado para dentro, aproveitando as potencialidades internas, construídas ao longo dos anos, incluindo aí o capital social encontrado nas organizações locais, tais como associações, sindicatos e cooperativas. Esse capital social precisa ser constantementeapreendido e aperfeiçoado pela população local, cabendo ao Estado o dever de ajudar através das universidades, por exemplo. Ao mesmo tempo essas organizações precisam enxergar o Estado como um parceiro no seu fortalecimento.
Envolver a comunidade em práticas democrático-participativos, viabilizar projetos locais, na cidade e no campo, de cooperativismo, capaz de gerar um “motor” dedesenvolvimento local, aumentando a renda da população e a arrecadação de tributos para o município, de forma sustentável, e atingindo minimamente o meio ambiente, é sem dúvida o objetivo.
Bandeira (2004) chamam a atenção para o fato de que a sustentabilidade deve se encarada como fator primeiro, antes de qualquer interesse econômico, seu principio deve ser respeitado por uma ética construída a partir de umasolidariedade social. Além dessa base ética, a sustentabilidade se apóia num tripé que consiste em: distribuição de renda; crescimento econômico e preservação ambiental.
Na prática, a aplicação desse tripé para um desenvolvimento sustentável nos obriga a desdobrar nossa visão em vários aspectos, sendo eles: ambiental, econômico, tecnológico, social, cultural e político-institucional (Bandeira,2004). Porém, separar esses aspectos é algo complexo, pois suas fronteiras são muito próximas, integrando-se uma nas outras. Isso obriga o gestor a desenvolver uma visão integrada e holística do território.
Alcançado esse modelo de políticas públicas integradas, o desenvolvimento de uma região, que geralmente é aplicada numa localidade definida, num território delimitado por determinantesculturais, sociais, biogeográficas e políticas, firmando parcerias com os três níveis de governo e também com a iniciativa privada, terá grandes chances de melhorar a qualidade de vida da população. Objetivo primeiro de qualquer política pública.






















DESENVOLVIMENTO

Apesar da importância e relevância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico, a visãoschumpeteriana restringe o sucesso de uma economia a um indivíduo — o empreendedor. Dada a complexidade do ambiente empresarial futuro, os gestores deverão estar atentos a uma nova maneira de fazer negócios, baseada na crescente velocidade da informação e na necessidade de se trabalhar coletivamente: parcerias e alianças estratégicas.
O quadro atual da economia mundial tem apontado para trêsgrandes vetores: no plano econômico, a globalização e a conseqüente competição internacional; no plano social, a regionalização, até como resposta aos efeitos da globalização econômica que obrigam os países a reduzirem seus custos e a “saírem” do assistencialismo e, por fim, no plano político, a descentralização, pois cada região necessita de flexibilidade para arranjar seus fatores e tornar-secompetitiva. A essa competitividade num ambiente de regionalização social e descentralização política associa-se a cooperação.
Os sistemas econômicos locais competitivos são o fruto de um planejamento regional em que se busca ter aglomerações econômicas (os chamados clusters) competitivas, com o adicional da componente social/comunitária. Um aglomerado competitivo caracteriza-se por ocupar todos os...
tracking img