Grandes autores economia politica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 43 (10660 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO.........................................................................................................
2. ADAM SMITH.........................................................................................................
3. KARL MARX...........................................................................................................
4. JOHN MAYNARDKEYNES...................................................................................
5. FRIEDRICH AUGUST VON HAYEK......................................................................
6. MILTON FRIEDMAN..............................................................................................
7. JOSEPH ALOIS SCHUMPETER...........................................................................
8.CONCLUSÃO........................................................................................................
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................

1. INTRODUÇÃO
Desde os primórdios da humanidade, o homem relaciona-se com a natureza e a altera. A vida em sociedade do modo como conhecemos, observando-se desde os seus alicerces,reflete a economia como sendo um dos pilares da vida humana e das civilizações, ainda que não fosse conhecida como uma ciência por muitas dessas, como hoje a designamos e estudamos. Pode-se ver a economia na divisão do trabalho que havia entre homens e mulheres na época das cavernas, no progresso tecnológico agrícola medieval e até nos dias atuais de capitalismo na era da globalização, com blocosde integração, crescimento estrondoso de países emergentes e a interdependência econômica mundial.
Em face deste aspecto de importância tão inquestionável nas sociedades e nas relações entre as mesmas, a economia mostra-se como uma ciência. E como todos os seus ramos, apresenta notáveis pensadores e estudiosos. O pensamento econômico ocidental contou com preciosas contribuições de diversoseconomistas, que mudaram para sempre a humanidade por inteiro e seus rumos, sendo impossível escapar completamente destas doutrinas, suas influências e desdobramentos aonde quer que você esteja no planeta, levando-se em conta que você esteja observando uma sociedade moderna.
Adam Smith, Schumpeter, Keynes, Hayek, Marx e Friedman são algumas das grandes mentes desta área e o estudo de suas teoriaseconômicas são importantes para a formação acadêmica e para um entendimento mais profundo da sociedade, desde os seus aspectos econômicos, mas passando também claramente pela história e política do que constituiu o que somos e pensamos hoje.

2. ADAM SMITH
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO
A Inglaterra do tempo de Smith vivia um período de grande atividade marítima, que antecedeu a Revolução Industrial.Mas, na mesma época esteve envolvida em duas guerras: a Guerra da Sucessão da Áustria e a Guerra dos 7 anos. Esta última envolvendo a França, a Áustria e a Rússia contra a Prússia, que pretendia direitos sobre a Silésia e teve o apoio dos ingleses.
Duas grandes revoluções fruto do pensamento iluminista têm lugar durante a vida de Smith: a revolução americana e a revolução francesa. Na primeira, aFrança ajuda os americanos na guerra pela independência, contra os ingleses, que foram derrotados em Saratoga em 1777; o tratado de Versalhes de 1783 reconhece a independência americana, restitui a Flórida à Espanha e o Senegal à França. Na segunda, triunfam as idéias dos enciclopedistas franceses, principalmente as de Rousseau, que levam à instalação da república na França, em 1789.

2.2BIOGRAFIA
Adam Smith nasceu em 5 de Junho de 1723, em Kirkcaldy, na Escócia. Era filho de Margaret Douglas e de um advogado, funcionário público também de nome Adam Smith. O pai faleceu dois meses depois do seu nascimento. Frequentou o Burgh School of Kirkcaldy — caracterizado por Rae como "uma das melhores escolas secundárias da Escócia naquele período" . Aos 15 anos, ingressou na Universidade de...
tracking img